O romance Sinhá Moça, que deu origem à telenovelas na Rede Globo, a primeira em 1986; com Lucélia Santos, Marcos Paulo e Rubens de Falco, e a regravação em 2006 com Débora Falabella, Danton Melo e Osmar Prado, assim como o filme de 1953, com Anselmo Duarte e Eliane Lage, é de autoria de Maria Dezonne Pacheco Fernandes e foi publicado em 1950.
A história se passa em 1886, dois anos antes da promulgação da Lei Áurea, numa pequena vila do interior paulista, Araruna.
Conta a história de amor de Sinhá-Moça, filha do coronel Ferreira e também barão de Araruna, homem inflexível e escravocrata, pelo jovem Dr. Rodolfo Fontes, advogado recém-chegado da capital onde fora estudar, um ativo militante abolicionista e republicano, que usa uma máscara para libertar escravos e corteja sua amada sem que ela saiba ser este mascarado seu amado.
A partir de personagens como o delegado covarde, o feitor cruel, o médico humanitário procura mostrar o retrato de uma época determinante para a história do Brasil. A autora participou da elaboração do roteiro do filme homônimo, que se transformou num dos maiores sucessos do cinema brasileiro. Sinhá-Moça também foi adaptado com sucesso para a televisão, em 1986 e 2006.
Devido ao tamanho sucesso foram feitas duas adaptações deste livro para a TV em forma de novela. Ana do Véu uma personagem da novela fascinou o público nas duas versões. A primeira interpretado por Patricia Pillar e na regravação por Isis Valverde, lançando para a celebridade suas intérpretes.
Este livro aborda a ética, e a pluralidade cultural, além de ser uma referência histórica para iniciantes. Conta a transição da lavoura de café que usava a mão -de - obra escrava e a chegada dos primeiros imigrantes vindo da Europa para substituí-los. Mostra a luta dos abolicionistas para encerrar de vez com esta vergonha que foram os trezentos anos de escravidão no Brasil. Ressalta a importância da imprensa na divulgação das ideias abolicionistas.
Sinhá música aborda um tema sensível que foi a escravidão. A Escrava Isaura foi outro romance que abordou o tema.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
resumodelivrosvariados.blogspot.com
dlivros.com/livros
Nenhum comentário:
Postar um comentário