Segundo Reinado no Brasil.
O Segundo Reinado iniciou-se em 1840 por meio do Golpe da Maioridade e ficou marcado por inúmeras transformações. Encerrou-se em 1889 com a Proclamação da República.
O Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Esse período iniciou-se com o Golpe da Maioridade, de 1840, que antecipou a maioridade de D. Pedro II, permitindo-o assumir o trono com apenas 14 anos. D. Pedro II governou o Brasil até 1889 e, em seu reinado, diversas mudanças aconteceram no país.
Golpe da Maioridade e os primeiros anos de D. Pedro II
A ascensão de Dom Pedro II ao trono brasileiro aconteceu oficialmente em 1840, a partir do Golpe da Maioridade, encabeçado pelos políticos liberais. O Golpe da Maioridade consistiu basicamente em uma manobra política para permitir que D. Pedro II assumisse o trono brasileiro com apenas 14 anos (a lei brasileira só permitia com 18 anos), dando início ao Segundo Reinado.
O Segundo Reinado estendeu-se de 1840 até 1889 e pode ser organizado nas seguintes fases:
Consolidação (1840-1850): nesse período, D. Pedro II estava consolidando-se no poder e conciliando as disputas entre os grupos políticos no Brasil;
Auge (1850-1870): nesse período, D. Pedro II estava consolidado no poder como uma figura amplamente respeitada e as disputas políticas estavam sob controle;
Declínio (1870-1889): esse período iniciou-se a partir da Guerra do ParaguaiGuerra do Paraguai, na qual a figura de D. Pedro II perdeu parte de seu prestígio, e movimentos de contestação à monarquia surgiram no Brasil.
Nos primeiros dez anos de seu reinado, o imperador tratou de consolidar sua posição no poder e conter as disputas políticas existentes entre liberais e conservadores. Uma das medidas mais importantes tomadas por D. Pedro II foi a imposição de um modelo conhecido por parlamentarismo às avessas.
Existem alguns pontos importantes no período segundo reinado:
• A abolição da escravatura no Brasil foi concretizada com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Essa medida foi um ponto de desgaste altíssimo para o Império. Os grandes latifundiários e fazendeiros foram contra a abolição de uma mão de obra barata e de sua propriedade.
• A abolição da escravatura, foi resultado de um grande movimento popular e político, aliados com a resistência realizada pelos escravos.
• A antecipação da maioridade de Dom Pedro II ficou conhecida como o Golpe da Maioridade.
• A coroação de Dom Pedro II aconteceu por intermédio do Golpe da Maioridade, no ano de 1840.
• A Guerra do Paraguai foi um divisor de águas na história do segundo reinado. Nesse conflito, o país envolveu-se em uma luta contra o Paraguai entre 1864 e 1870.
• Dom Pedro II se tornou imperador com 15 anos de idade, depois de ter sido declarado maior de idade com 14 anos.
• Na economia, o café ficou estabelecido como o principal produto do Brasil. Entre os anos de 1840 e 1860, ocorreu um período de prosperidade, chamado de Era Mauá.
• O golpe da Maioridade foi a ideia encontrada pelo Partido Liberal para acabar com o governo regencial, que era o provável causador das revoluções que aconteceram no Brasil.
• O sistema político brasileiro ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”.
• Os dois partidos que controlavam a política do Brasil eram o Partido Conservador e o Partido Liberal.
• Os militares foram a classe de maior envolvimento com a Proclamação da República no Brasil, sendo que Deodoro da Fonseca era um homem de confiança de D.Pedro II. Apesar dos militares terem sido fundamentais no golpe da República, foi a sociedade civil, empresários e abastados que incitaram o golpe contra o Império.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
educamaisbreasil.com.br
historiadomundo.com.br
todamateria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário