Vamos falar hoje de Estilística.
Como o próprio nome diz, estilística em Português estuda o estilo, a maneira de falar com mais ou menos entonação, utilizando recursos disponíveis como as figuras de linguagem.
A Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.
Denotação e Conotação.
Vejam os exemplos abaixo:
A menina está com a cara toda pintada.
Aquele cara parece suspeito.
No primeiro exemplo a palavra "cara" está no seu sentido literal, significando "rosto". Assim dizemos que a frase está no sentido denotativo.
No segundo exemplo a palavra "cara" representa um individuo ou uma pessoa, nesses sentido, não literal, dizemos que a frase está no sentido conotativo.
Figuras de Linguagem:
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Subdividem-se em figuras de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.
Classificação das figuras de linguagem
Observe:
1) Fernanda acordou às sete horas, Renata às nove horas, Paula às dez e meia.
2) "Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela."
3) Seus olhos eram luzes brilhantes.
Nos exemplos acima, temos três tipos distintos de figuras de linguagem:
Exemplo 1: há o uso de uma construção sintética ao deixar subentendido, na segunda e na terceira frase, um termo citado anteriormente - o verbo acordar. Repare que a segunda e a última frase do primeiro exemplo devem ser entendidas da seguinte forma: "Renata acordou às nove horas, Paula acordou às dez e meia. Dessa forma, temos uma figura de construção ou de sintaxe.
Exemplo 2: a ideia principal do ditado reside num jogo conceitual entre as palavras fecha e abre, que possuem significados opostos. Temos, assim, uma figura de pensamento.
Exemplo 3: a força expressiva da frase está na associação entre os elementos olhos e luzes brilhantes. Essa associação nos permite uma transferência de significados a ponto de usarmos "olhos" por "luzes brilhantes". Temos, então, uma figura de palavra.
Figura de palavra
A figura de palavra consiste na substituição de uma palavra por outra, isto é, no emprego figurado, simbólico, seja por uma relação muito próxima (contiguidade), seja por uma associação, uma comparação, uma similaridade. Esses dois conceitos básicos - contiguidade e similaridade - permitem-nos reconhecer dois tipos de figuras de palavras: a metáfora e a metonímia.
Metáfora: representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.
Metáfora: representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.
A metonímia é a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra.
A catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica.
A hipérbole corresponde ao exagero intencional na expressão.
Fontes:
todamateria.com.br
portugues.com.br
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário