Rio da Prata
O rio da Prata é um importante rio da América do Sul. Está localizado numa região de divisa entre o Uruguai e a Argentina. Ele, na verdade, é um estuário formado pelo desague, no Oceano Atlântico, das águas dos rios Paraná e Uruguai.
Características, informações e dados hidrográficos:
Comprimento: 320 km
Caudal médio: 21.700 m³/s
Largura máxima: 230 km
Área da superfície: 30.350 km²
Profundidade média: 10 metros
Área drenada pelo rio da Prata e seus afluentes (Bacia Platina): 3,2 milhões de km²
Foz: Oceano Atlântico
Principais cidades às margens do rio da Prata: Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Entre Rios (Argentina), Colônia (Uruguai), San José (Uruguai), Canelones (Uruguai) e Maldonado (Uruguai).
Principais afluentes: rios Uruguai, Paraná, Matanza-Riachuelo, Samborombón, Lujan, Salado, Rosário e Santa Lucia.
Poluição: a área mais poluída do rio é na região de Buenos Aires.
Principais espécies de peixes que vivem nas águas do rio: Dourado (Salminus brasiliensis), Surubi (Pseudoplatystoma spp.), Pejerrey (Odontesthes bonariensis), Pacu (Piaractus mesopotamicus), Traíra (Hoplias malabaricus) e Sabalo (Prochilodus lineatus).
Rio da Prata é formado pela junção dos caudais dos rios Uruguai e Paraná. É um dos maiores estuários do mundo. Na verdade, o rio da Prata corresponde a um vale submerso e não a um verdadeiro estuário.
A região foi palco de diversas batalhas, a mais conhecida foi a guerra contra Oribe e Rosas, uma disputa entre Argentina e Uruguai nos anos de 1851 e 1852.
O Rio da Prata foi descoberto por Américo Vespúcio em 1501, que no início achou se tratar ainda do Oceano Atlântico, visto a sua largura na foz.
Vários passeios são realizados pelo Rio da Prata um dos mais conhecidos é o de Buenos Aires até Colônia de Sacramento
Uruguai
Colônia de Sacramento
Fontes:
wikipedia.org
google.com
suapesquisa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário