segunda-feira, 27 de junho de 2022

Vamos falar hoje de Safo a poetisa da ilha de Lesbos. Safo em grego antigo: Σαπφώ, (transl. Safo) foi uma célebre poetisa grega da ilha de Lesbos, contemporânea de Pítaco e Alceus.  É conhecida por sua poesia .





Safo era exaltada por sua poesia e por sua independência, num tempo em que essas atividades eram reservadas somente para os homens.



Safo ensinava poesia, dança, arte e música para suas alunas. O termo lésbica tem origem na palavra Lesbos. Ou seja as meninas que habitavam junto com Safo a ilha de Lesbos, localizada a nordeste do mar Egeu.

Segundo a professora Margareth Reynolds, especialista na obra da poetisa, Safo é uma das poucas vozes femininas cujo trabalho sobreviveu desde a Antiguidade.






O primeiro beijo

Coloquei abaixo a almofada
No sofá que ela,
Relaxada e inerte, estava.
Poderia oferecer seus lábios a mim.

Como uma sacerdotisa apaixonada,
No santuário de Afrodite,
Fascinada eu me inclinei acima dela
Com o senso do Divino.

Ela tinha, por sua natureza núbil,
Em anos ainda uma criança,
Nenhuma sugestão
De qualquer conhecimento secreto,
De nenhum pensamento de paixão.

Sua boca para a imolação
Estava preparada, e minha é a arte.
E um longo beijo de paixão
Deflorou seu coração virgem.

Tradução nossa a partir da versão em inglês do Delphi Complete Works of Sappho



A reputação de Safo esteve, por muito tempo, envolta em mitos e lendas, frequentemente mudando para refletir as diferentes atitudes da sociedade ante o gênero e a sexualidade.


Segundo Reynolds, embora o trabalho da poetiza tenha se tornado sinônimo do desejo lésbico, na época em que Safo fez seus textos, 2.600 anos atrás, nada do que ela escreveu seria motivo de escândalo.


Ainda que na época fosse esperado que as mulheres se casassem com homens, os sentimentos e relações homossexuais eram vistos com naturalidade.







Safo é considerada um ícone do relacionamento homossexual feminino, mas a poeta escreveu tanto sobre seu desejo por mulheres quanto por homens, aponta Reynolds.


Parece-me ser igual aos deuses esse homem que, sentado na tua

frente, te ouve de perto falar docemente e rir de maneira encantadora,

o que me faz saltar o coração no peito. Pois, quando te olho por um

momento, já não sou capaz de dizer nada, a minha língua

silenciosamente gela e imediatamente um fogo subtil corre sob a

minha pele. Deixo, subitamente, de ver, os meus ouvidos zunem e um

suor frio cobre o meu corpo, dominado por intenso tremor. Fico então

mais verde do que a erva e pareço pouco distante de morrer.




Marc Gabriel Charles Gleyre, Le Coucher de Sappho
O pôr do sol de Safo




Foi considerada por Platão como a mais sábia e  musa grega. Seu nome e reputação deram origem aos termos safismo e lesbianismo. Na Grécia antiga, o termo lésbica se referia a ‘mulheres da ilha de Lesbos’ e o verbo no grego antigo lesbiar, significava ‘imitar as mulheres de Lesbos.'


Átis e Safo

"Quantos pensamentos inquietos me lembram A estéril Átis e eu desejo a esbelta Tristeza devora minha alma. De longe chega à nós O som do seu choro agudo, e não é Ignorado, pois a noite os que ouvem levam À nós pelos mares correntes” - Safo

As expressões do desejo homoerótico na Grécia Antiga não significavam que as pessoas eram identificadas com uma orientação sexual em particular, por isso é pouco provável que ela fosse chamada de homossexual.






Mesmo que Safo, sendo mulher, conseguiu se destacar entre os sábios da Grécia Antiga, a mesma era ainda uma sociedade machista e relativamente misoginia. As mulheres eram consideradas muitas vezes como uma maldição, um mal necessário. Obras como Teogonia, de Hesíodo, uma espécie de Genesis da Grécia Antiga, reconta a criação das mulheres com o mito de Pandora.



Pandora e sua caixa



(Pandora, a primeira mulher da humanidade, foi criada como um castigo para os homens que tentaram roubar a tocha de fogo de Zeus. Zeus então amaldiçoou os homens da forma mais perversa de todas: criando as mulheres.)


Fontes:

wikipedia.org
google.com
felipepimenta.com
bbc.com
aminoapps.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...