Começaremos hoje as publicações das chamadas "sociedades secretas", talvez não tão secretas assim!
Falaremos hoje da maçonaria.
Porque falar da maçonaria, ou de quaisquer outras sociedades, ditas secretas ? Simples, para que não sejam mais secretas.
A falta de conhecimento nos leva à crenças místicas que trazem mais intolerância e medo do que realmente o conhecimento verdadeiro.
A maçonaria é uma sociedade mundial, onde os preceitos de Liberdade, Fraternidade e Igualdade, base da Revolução Francesa, são também os seus pilares.
A palavra maçom, em inglês mason, significa pedreiro.
A aura de mistérios acompanha os maçons desde os primórdios. Tempos esses que podem ter as suas origens nos templários, ou até mesmo nos egípcios construtores das pirâmide.
O termo pedreiro era como um arquiteto, um construtor de uma nova sociedade, com ideais do iluminismo, de empreendedorismo, adepto das liberdades individuais, que não era afeito à tutela de um Estado Soberano, que determinava, e influía na vida dos cidadãos.
Talvez, por isso, o ar de mistério e de segredo que cerca seus membros.
O termo maçonaria tem origem no francês franc-maçonnerie.
Os estudiosos costumam dividir a maçonaria em três fases:
Maçonaria primitiva que herdou todo o conhecimento do passado e as tradições.
Maçonaria Operativa, que tem suas origens na Idade Média, com os pedreiros, construtores de castelos, muralhas e fortalezas.
Maçonaria Especulativa, que surgiu em Londres em 24 de junho de 1717, correspondendo a segunda fase da maçonaria, que utiliza os moldes do maçom operativo, o iluminismo e o rompimento com a Igreja Romana.
Calcula-se em 3,6 milhões de maçons em todo o mundo.
Estudos revelam que nove dos cinquenta e cinco homens que assinaram a Declaração de Independência americana eram maçons, assim como George Washington.
Símbolo da pirâmide maçônica na cédula de 1 dólar
Robespierre e Danton, ícones da Revolução francesa, não eram maçons, mas a "marselhesa" foi composta na loja maçônica de Marselha.
Os libertadores da América, o chileno Bernardo O´Higgins, o venezuelano Simón Bolivar, e o argentino Jose de San Martin, pertenciam à loja maçônica de Londres.
Simon Bolivar, O´Higgins, San Martin
D.Pedro I, também foi um grão mestre da maçonaria, assim como Deodoro da Fonseca, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca.
A simbologia na maçonaria é muito rica
O aperto de mãos
O avental
O delta luminoso
A hierarquia contém vários cargos na Loja Maçônica:
Venerável mestre, que preside e orienta as sessões
Segundo vigilante, primeiro vigilante, orador, experto, responsável pelas cerimônias de iniciação, etc.
A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.
loja maçônica no Estado de São Paulo
Fontes :
Wikipedia.org.
superabril.com.br/decifrandoamaconaria
significados.com.br/maconaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário