Hoje vamos tratar de um tema que gera polêmica até hoje!
Quem inventou o avião ?
Existem muitas teses à respeito, algumas com certa credibilidade, e outras que não passam de vira-latismo, enfim vamos aos fatos:
Na virada do século XX, já haviam sido feitas experiências com aparelhos que se assemelhavam com o avião.
Othon Lilienthal, Percy Pilcher, Octave Chanute e Clément Ader, tinham voados em planadores, porém sem autonomia, e propulsão que faziam com que as máquinas não permanecerem no ar.
Otto Lilienthal num de seus voos
Em 1903, os irmãos Wright, americanos, disseram que tinham feito experiências bem sucedidas com um aparelho mais pesado que o ar que voava.
Essas experiências, no entanto, carecem de comprovação, pois os irmãos mantinham sua invenção em segredo.
Além disso os primeiros modelos necessitavam de catapultas para que pudessem voar.
Segundo o jornalista Leandro Narloch, o caçador de mitos, em seu artigo na revista Veja, os inventores do avião, são sem dúvida os irmãos Wright.
Segundo ele, a partir de 1903, com o Flyer 3 os irmãos Wright não precisaram mais de catapultas para fazer o seu avião lançar voo, e voar .
Para isso usavam um trilho, sem declives, para pegar velocidade e alcançar às alturas.
Segundo o fotografo, Claudio Lara, estudioso do assunto, em um comentário do site flickr.com:
"Pra decolar a engenhoca voadora deles foi usado um sistema de trilhos parecido com o usado por trens pra correr em linha reta e alcançar velocidade após ser usado uma catapulta amarrada no avião para pegar velocidade inicial. O incrível é que eles não voaram pra cima e sim pra baixo. Calma, eu explico. Seria impossível voar com um motor de 12 CV. O planador dos Irmãos Wright foi arremessado num terreno inclinado e onde só controlaram a descendente por pouco mais de 20 metros, pois nem pegaram altura. Fato ainda assim só confirmado por 5 testemunhas. No final o “planador” quebrou ao bater no chão."
Não sei se é a isso que ele se refere, mas achei muito engraçado, a maneira de levantar voo.
De qualquer forma o invento dos irmãos Orville e Wilbur Wrigth de Dayton Ohio - EUA , devido a insistência deles de não publicidade, foi presenciado por algumas pessoas, entre amigos e jornalistas.
Em 1906 na França foi oferecido um prêmio de 50 mil francos, com o nome de Prêmio Deuscht-Archdeacon, para que, segundo o seu idealizador o milionário Archdeacon, aquele que conseguisse fazer voar um aeroplano em circuíto fechado... "não 39 km, mas apenas 1, não deixará ninguém fatigado para fazer uma viagem à França e demonstrar o invento e embolsar a quantia."
Os irmãos Wright, não atenderam o convite.
Sem testemunhas e em segredo, o invento dos irmãos Wright Flyer 1, 2 e 3
Já residente na França, o brasileiro Alberto Santos Dumont, fazia experiências publicas com dirigíveis, já em 1901. Diferente dos irmãos Wright, Dumont, mantinha público a patente de todos os seus inventos.
Dirigível conduzido por Santos Dumont
Em 23 de Outubro de 1906, às 16:45 hs., partiu com o 14 BIS contra o vento e voou a 60 metros, a uma altura de 5 metros, com a presença de umas 1.000 pessoas, e jurados, ganhando o prêmio de Archdeacon.
Em 1907 voou o primeiro modelo criado por Santos Dumont , para ser fabricado em larga escala, o Demoseille, também conhecido como Libellule. Por abrir mão das patentes de seus inventos foram fabricados 40 modelos em diferentes oficinas.
Demoiselle
Hoje em dia o feito dos irmãos Wright é reconhecido quase que no mundo inteiro, exceto no Brasil, Portugal e na França, como os inventores do avião.
É certo também que Santos Dumont, foi o primeiro a submeter seu invento para os cientistas, jornalistas e um público bem maior, e por isso ele foi reconhecido primeiro.
Anos mais tarde os feitos dos irmãos Wrigth foram reconhecidos pela Fédération Aeronautiqué Internationale, como os primeiros a criar uma máquina que voava autonomamente.
Devido a imensa publicidade americana sobre o feito, e especialmente durante a 2ª Guerra Mundial, numa grande propaganda nacionalista, a quase totalidade do mundo de hoje reconhece o feito dos americanos, sem também reconhecer o feito de Alberto santos Dumont.
O tema é bastante controverso, e através de minhas pesquisas, descobri que faltou publicidade num primeiro momento para comprovar os feitos dos irmãos Wright, e sobrou publicidade para o feito de Santos Dumont.
Anos mais tarde, porém, foi a falta de publicidade do brasileiro, que nem se preocupava em patentear seus inventos e o excesso de publicidade dos americanos, que mudou a autoria da primazia do primeiro voo autônomo.
Fontes:
Wikipedia.org
www.flickr.com/photos/claudiolara
canalpiloto.com.br/santos-dumont-x-irmaos-wright
redeglobo.globo.com/globociencia
veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário