sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de três figuras com grande simbologia no Carnaval: Pierrô, Colombina e Arlequim.






                             Música "Pierrô apaixonado" de Noel Rosas





A origem desses famosos personagens, vêm do teatro italiano do século XVI, chamada Comeddia dellArte.
Uma trama cheia de sátiras sociais.
Pierrô amava Colombina, que amava Arlequim, que também amava Colombina.
A Commedia dellArte surgiu como alternativa à Commedia Erudita.
Com uma linguagem mais popular, a Commedia dellArte ganhou o gosto das pessoas.
Suas apresentações eram encenadas nas ruas e em praças.
A trupê, que era itinerante, pedia permissão para suas apresentações, os atores seguiam um roteiro chamado de "canovaccio", (deriva da fibra da planta canabis, usada para fazer tecidos, e pergaminhos).

"I Gelosi"  ( os ciumentos ), dos irmãos Andreni foi a primeira companhia que se tem noticia, em 1545 um grupo de 8 atores de Pádua, se juntou e se comprometeram a atuar até a quaresma.

A palavra carnaval deriva do latim clássico "carnen levare", que significa tirar a carne ou abstenção da carne, indicando que depois do carnaval viria a quaresma, onde a igreja proibia a consumo de carne. (Dic.Houaiss).






A história tinha ainda outros personagens como Pantaleão, um rico e avarento comerciante, dono de uma padaria. Pierrô trabalhava para ele.

Pantaleão

Colombina é aia da filha de Pantaleão. Arlequim, também era empregado de Pantaleão, mas vivia  de trapaças e mentiras, era tampem preguiçoso.
Pierrô e Colombina eram amigos de infância e ele sempre foi apaixonado por ela; mas não tinha coragem de se declarar.
Uma vez num baile de carnaval, Arlequim encontrou Colombina e lhe roubou em beijo.
Outros personagens da farsa, eram Isabella e Orácio, filhos do patrão, além do doutor e do capitão.




Pierrô

Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado, na França do século XIX, como Pierrot e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens serviçais, vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco, devido à farinha de trigo que usava,  e por isso,  não precisava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina. Por isso, era a vítima preferida das piadas em cena. Não foi à toa que sua atitude, sua vestimenta e sua maquiagem influenciaram todos os palhaços de circo.




Arlequim

Também servo de Pantaleão, Arlequim era um espertalhão preguiçoso e insolente, e tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez. Adorava pregar peças nos outros. Uma de suas marcas registradas era a roupa de losangos.





Colombina

Criada de uma filha de Pantaleão, era muito bela, pivô do triângulo amoroso com Pierrô e Arlequim.


No meio do espetáculo, sempre havia um intervalo chamado "lazzo", que apresentava uma outra comédia, acrobacias, ou sátiras políticas, que nada tinham a ver com o espetáculo apresentado. Logo após o "lazzo", a peça reiniciava do ponto onde tinha parado.

Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br
http://www.euteamohoje.com.br
http://blogs.odiario.com/

youtube.com

Wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...