Olá, pessoal!
Amanhã é véspera de Natal, que lembra confraternização, que lembra amizade, que lembra encontro com amigos e parentes, que lembra amor, que lembra .......ceia de Natal!
Ceia, lembra temperos, assim hoje vamos falar dos temperos brasileiros.
Todos sabemos que os temperos são muito importantes para fazer pratos deliciosos.
No Brasil, principalmente, a variedade é muito grande, e recebe a influência da cozinha de vários países, assim como cada região do país tem sua particularidade.
O gaúcho usa alecrim para temperar o churrasco, o mineiro usa o açafrão para dar cor bonita ao frango, o nordestino usa o cominho em pratos apimentados.
Vamos conhecer mais sobre os temperos no Brasil e no mundo.
Açafrão: nativo do mediterrâneo, importado da Espanha e Portugal, que são seus maiores produtores. É um dos temperos mais finos e caros do mundo, usado em paellas, carneiro, peixes, risoto, frangos, e outros pratos saborosos.
Aipo: Existem três tipos de aipos; aipo-bravo, aipo verde e aipo cabeça de nabo. Muito usado em sopas, guisados, carnes e caldos.
Alcaparra: São botões de flor de um arbusto. Utilizado em pizzas, molhos e peixes.
Alecrim: Nasce, principalmente, em solos de climas quentes. O sabor é marcante, por isso recomenda-se usar em pouca quantidade. Perfeito para usar em carneiros, frutos do mar, vitela, boi e aves de caça.
Alho: É um velho conhecido nosso, suas origens remetem à antiguidade, quando era usado como remédio, devido as suas propriedades anti-microbianas, além de seus benefícios para o coração e para circulação. É usado em carnes, molhos de tomate, frango e muitos outros pratos.
Canela: Originária da Sri Lanka, no sul da Ásia, fruta da caneleira, com cheiro agradável, é usada em bolos, pães, marinados, doces caseiros.
Cebola: Outra velha conhecida, originária da Ásia, seu manuseio requer alguns cuidados, ou nos farão chorar.
Usada em quase todos os pratos salgados.
Grandes chefes de cozinha ensinam que cortar a cebola com uma faca afiada, e com certa velocidade, evita as lágrimas nos olhos, ou mesmo deixar a cebola umas duas horas na geladeira desacelera a reação química que nos faz chorar. Sei lá, se dá certo, eu costumo lavá-la depois de descascada.
Cebolinha: Membro da família da cebola, porém com sabor delicado, rica em vitaminas A e C. Combina com pratos à base de ovos (omeletes), sopas e peixes.
Cheiro-verde: Salsinha, geralmente é usado com a cebolinha, em vários pratos.
Cominho: Semente de uma planta originária do Oriente, usado em pratos como; chucrute, chili com carne, assados, batatas, e pratos nordestinos.
Hortelã: Originária da Ásia, mas presente em quase todo o mundo, é muito apreciada por suas propriedades medicinais, como calmante. Usada em chás, sucos (principalmente abacaxi com hortelã), e com pratos árabes.
Louro: Folha de um arbusto originário da Ásia, usado em feijoadas, carne de panela, molusco e carnes de caça.
Manjericão: É um dos principais temperos, utilizado em quase todo o mundo, principalmente na Itália.
Usado em molhos de tomate, pizzas, carneiros, porco, pato etc.
Mostarda: Da marrom prepara-se a francesa Dijon. Da branca saem as mostardas inglesas e americanas. Usa-se em legumes, pratos com de ovos e queijo, repolho, carnes e aves.
Orégano: Tempero típico italiano, suas folhas são mais usadas secas. Ideal para pratos como feijão branco, churrasco, e, é claro pizza.
Pimenta dedo de moça: Extremamente picante, deve ser usada em pratos mexicanos e italianos.
Pimenta do reino: Nativa da Índia, pode ser usada em grãos ou moída. Vai bem com saladas, marinados, sopas e molhos.
Os temperos são comprados desidratados ou em natura, em grandes supermercados e nas feiras-livres.
Todos sabemos que o segredo de um bom prato é o tempero!
Bom Natal, a todos, e boa ceia!
Voltaremos na semana que vem
Fontes:
Wikipedia.org.
mundodastribos.com/principais-temperos-para-comida
coletivoverde.com.br/temperos-e-especiarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário