sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

 Vamos falar do grande Charles Chaplin, o eterno Carlito.


Charles Spencer Chaplin Junior (1889-1977) foi um ator, dançarino, diretor e produtor inglês. Também conhecido por "Carlitos", foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo. Ficou notabilizado por suas mímicas e comédias do gênero pastelão.


Luzes da Ribalta - trailer


O personagem que mais marcou a carreira de Chaplin foi "O Vagabundo" (The Tramp), um andarilho pobretão com maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, que se vestia com um casaco esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu coco, uma bengala e seu marcante bigode.


O bêbado e a equilibrista
João Bosco e Aldir Blanc - Elis Regina



Sua vida pessoal foi marcada pelos quatro casamentos que Charlie Chaplin teve ao longo de sua vida, sendo que o mais duradouro foi o último, com 34 anos de duração e se encerrando apenas com a morte do ator britânico. Seu casamento com Oona O’Neill se estendeu de 1943 a 1977, e os outros matrimônios foram com Mildred Harris (1918-20), Lita Grey (1924-27) e Paulette Goddard (1936-42).

Chama atenção o fato de que três dos quatro casamentos de Charlie Chaplin foram com mulheres com menos de 20 anos de idade. As suas duas primeiras esposas tinham 16 anos quando se casaram com o ator. A sua última esposa, Oona, tinha apenas 18 anos quando se casou com Chaplin.

Além disso, muitos biógrafos de Charlie Chaplin apontam que ele tinha um comportamento explosivo com suas mulheres, com seus filhos e, até mesmo, com colegas de trabalho. Ao longo de sua vida, ele teve 11 filhos: Norman, Charles, Sydney, Geraldine, Michael, Josephine, Victoria, Eugene, Jane, Annette e Christopher.



Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York (Estados Unidos), que o contratou para estrelar seus filmes.



No ano de 1914, participa pela primeira vez de um filme. Na comédia "Para ganhar a vida", ele interpreta o repórter Slicker.



Em 1919, no auge de seu sucesso, fundou sua produtora (United Artists). A partir daí, começou a fazer seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade. Pelo filme O Circo, Chaplin ganhou, em 1929, seu primeiro Oscar Honorário.

O circo


Adepto ao cinema mudo, o também cineasta, era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras-primas: O Grande Ditador (crítica ao fascismo), Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.

Tempos Modernos




Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha no período. Mas o sucesso dos filmes foi grande em outros países, sendo traduzido para diversos idiomas (francês, alemão, espanhol, português).

O grande ditador



Apesar da grande popularidade de Charles Chaplin e do sucesso de seus filmes, muitas de suas ideias eram incompatíveis com os setores conservadores da sociedade norte-americana. Seu filme “Shoulder Arms” (Ombros Armas!), de 1918, provocou protestos de pretensos patriotas. Acusado de comunismo, foi perseguido pelo Macarthismo. Em 1952, Chaplin abandonou os Estados Unidos, indo morar em Corsier-sur-Vevey, na Suíça.


Ombros armas


Charles Chaplin só voltou aos Estados Unidos, na festa do Oscar de 1972, para receber um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra, sendo aplaudido de pé pela plateia e membros da Academia por mais de 12 minutos.

A cerimônia entrou para a história por marcar a volta de Chaplin após viver 20 anos na Europa como exilado político por sofrer acusações de ser comunista.

Em 1975, foi agraciado pela Rainha Elizabeth II com o título de Sir.

Sir Charles Chaplin


A saúde de Charlie Chaplin demonstrou sinais reais de enfraquecimento a partir da década de 1970. Nessa época ele já morava na Suiça com sua última esposa, Oona. Seu falecimento aconteceu no dia 25 de dezembro de 1977, quando o ator britânico teve um AVC enquanto dormia. Seu corpo foi sepultado na Suiça.



Fontes:

mundoeducacao.uol.com.br
youtube.com
suapesquisa.com
ebiografia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...