segunda-feira, 19 de janeiro de 2026



Em 19 de janeiro de 1947, o Brasil realizou eleições gerais fundamentais para a consolidação do processo de redemocratização que se iniciou logo após o fim da ditadura do Estado Novo (1937-1945) e a queda de Getúlio Vargas.

Este pleito marcou o início de uma nova fase democrática, popularmente conhecida como Quarta República ou República de 46, logo após a promulgação da nova Constituição em setembro de 1946.

Principais acontecimentos em 19 de janeiro de 1947:


Eleições Estaduais e Federais: Os brasileiros foram às urnas para eleger governadores (em diversos estados, incluindo Adhemar de Barros em São Paulo), um terço do Senado, deputados federais e deputados estaduais (constituintes estaduais).

Voto Popular: As eleições confirmaram a retomada do voto direto e livre, consolidando a democracia liberal no país.

Crescimento do PCB: Um ponto notável foi o forte desempenho do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que se tornou a terceira força política em São Paulo e o partido mais votado na capital federal (Rio de Janeiro) na época.

A "Redemocratização" de 1946-1964: Esse período, que começou com a posse de Eurico Gaspar Dutra em janeiro de 1946, foi caracterizado por uma nova constituição, liberdade de associação e ausência de censura, durando até o golpe militar de 1964.

Nota: Embora 1947 tenha sido um ano chave para a estruturação local e estadual, a redemocratização nacional começou, de fato, com a promulgação da Constituição de 18 de setembro de 1946.



Fila de eleitores em 1947





A Quarta República, também conhecida como República Populista ou República de 46, foi um período democrático da nossa história que se estendeu de 1946 a 1964.

Após o fim do chamado Estado Novo, durante a ditadura Vargas, o Brasil viveu um período democrático que foi de 1945 até 1964, sendo que em 19 de janeiro de 1947, realizou-se eleições gerais.



Como Getúlio Vargas havia extinguido a figura do vice-presidente, após sua retirada do poder, quem assumiu o cargo foi o Presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.

Linhares garantiu a realização de eleições presidenciais e parlamentares ainda em 1945, onde vários partidos políticos, inclusive o Partido Comunista, puderam concorrer. O vencedor da eleição foi o General Eurico Gaspar Dutra, do PSD (Partido Social Democrático).

Cabe ressaltar que a candidatura de Dutra foi apoiada por Getúlio Vargas, que não se retirou da cena política brasileira. Além de seu peso na vitória de Dutra, Vargas se elegeu senador pelo estado do Rio Grande do Sul.





Outro passo fundamental no processo de redemocratização é a modificação ou restabelecimento de uma Constituição democrática.

Assim, os deputados eleitos para o Congresso, formaram a Assembleia Nacional Constituinte e promulgaram a nova Constituição brasileira em setembro de 1946.

Apesar do retorno de várias garantias constitucionais anteriores ao Estado Novo, bem cedo este processo de redemocratização se revelou incompleto. O Partido Comunista foi declarado ilegal em 1947 e o direito ao voto era vedado aos analfabetos.

Ainda que com tais limitações, este período democrático brasileiro se estendeu entre 1945 e 1964, sucedendo-se no poder os presidentes democraticamente eleitos:

Enrico Gaspar Dutra;
Getúlio Vargas;
Jânio Quadros;
João Goulart.

Em 1964, um Golpe Militar deu início a um novo período ditatorial na história republicana brasileira.




Fontes:

wikipedia.org
google.com
brasilescola.uol.com.br
todamateria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...