Me deixas louca
Hoje 19 de Janeiro de 2026 faz 43 anos que Elis nos deixou.
Elis Regina de Carvalho Costa nasceu no dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre. Era filha de Ercy Carvalho e de Romeu de Oliveira Costa. Começou a cantar ainda na adolescência, aos 12 anos de idade.
Sua primeira apresentação foi na rádio Farroupilha, no programa do Clube do Guri. A partir de então, foi chamada para se apresentar frequentemente no programa, com outras crianças.
Carreira musical de Elis Regina
Ainda na adolescência, aos 16 anos de idade, Elis Regina foi para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro LP, o Viva a Brotolândia, pela gravadora Continental, em 1961.
Após isso, chegou a gravar mais dois LP pelo selo, porém foi por volta de seus 20 anos que Elis Regina começou a alcançar a fama. Em 1964, a cantora já se apresentava no eixo Rio–São Paulo e decidiu se mudar definitivamente para o Rio.
Do impacto cultural causado pelo programa O Fino da Bossa à realização do espetáculo Falso Brilhante, São Paulo foi palco de momentos fundamentais da cantora.
O fino da bossa com Jair Rodrigues
Na cidade, ela desenvolveu uma linha musicalmente mais sofisticada, ao passo que se tornou mais interessada no engajamento contra a ditadura militar. Foi em São Paulo também onde a sua morte, que paralisou o país, foi mais sentida. A artista foi velada por 60 mil pessoas, ao longo de 19 horas, no antigo teatro Bandeirantes, na Bela Vista —hoje uma igreja evangélica.
Como nossos pais
O cortejo fúnebre foi acompanhado por cerca de 200 carros e 30 mil pessoas a pé, em um percurso de mais de 14 km até o Cemitério do Morumby. Pétalas e papel picado eram atirados dos arranha-céus.
Fascinação
Elis dizia que estar na capital paulista significava ficar próxima de um fluxo artístico que aglutinava novidades desde a Semana de Arte Moderna de 1922. "Moderno é ser paulista. Contemporâneo é ser paulistano", brincou ela na mesma entrevista de TV.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
youtube.com
brasilescola.uol.com.br
harpersbazaar.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário