segunda-feira, 9 de junho de 2025

Vamos falar hoje do grande sambista e compositor brasileiro, Ataulfo Alves.



Nascido em 02 de Maio de 1909, na fazenda Cachoeira em Miraí, Minas Gerais, filho de Severino de Souza e Matilde de Jesus.

Com dezoito anos foi para o Rio der Janeiro, onde trabalhou como lavador de vidraças e auxiliar de laboratório numa farmácia.

À noite participa de rodas de samba. 



Casou-se com Judite e teve 5 filhos com ela. 


Aos 20 anos começou a compor e se tornou diretor de harmonia do Fale Quem Quiser , bloco organizado por moradores do bairro do Rio Comprido.

Em 1933, Almirante gravou o samba Sexta-feira , sua primeira composição a ser lançada como gravação. Dias depois, Carmen Miranda gravou sua composição Tempo Perdido , garantindo a entrada de Alves no mundo artístico. Em 1958, apareceu no filme Três Amores no Rio .  Sua discografia ultrapassa 320 canções, sendo um dos nomes mais famosos da música popular brasileira durante o tempo em que atuou.

Foi parceiro de Mário Lago em seus maiores sucessos;  Ai, que saudade da Amélia; e Atire a primeira pedra.


Ai, que saudade da Amélia

Atire a primeira pedra





Meus tempos de criança

Intérpretes importantes, como Clara Nunes, Luiz Melodia, Alaíde Costa e Fabia Cozza , cantaram versões de suas músicas.



Alves morreu no Rio de Janeiro devido a uma úlcera que piorou após uma cirurgia. Ele morreu apenas alguns dias antes de completar 60 anos.  Foi sepultado no Cemitério do Catumbi, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
No aniversário de seu nascimento, em Miraí, em 2009, a cidade promoveu a construção de um mausoléu para abrigar seus restos mortais e de seus familiares já falecidos. O memorial está localizado no cemitério São Francisco de Assis. Há também um acervo memorial do compositor na cidade, inaugurado em 2005.  A exposição permanente reúne objetos que pertenceram a Alves e imagens de sua vida, ao lado de personalidades do cenário nacional, internacional e da política nacional.

Em 2009 foi condecorado postumamente com a Ordem do Mérito Cultural.


Fontes:

wikipedia.org
google.com
youtube.com
ebiografia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...