segunda-feira, 2 de junho de 2025

 
Grupo Escolar Santos Dumont



1913 - Atual


Este primeiro estabelecimento oficial de ensino do bairro da Penha foi criado em 15.09.1913 e inaugurado em 24.09.1913, no Largo da Penha, durante o mandato do governador Altino Arantes. Seu edifício foi projetado por Hércules Beccari. Segundo o Anuário do Ensino de 1915, a escola que funcionava em 2 períodos, com 13 classes, em prédio do Estado, com capacidade para 585 aluno, teve 591 matriculados e frequência média de 330. Seu diretor era Galdino Lopes Chaves, normalista. Conforme Resolução SE nº 40, de 22.05.1973, publicada no DO de 23.05.1973, foram integrados o 4º Ginásio Estadual da Penha e o GESC Santos Dumont. Passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau (EEPG) Santos Dumont, conforme Resolução SE nº 24, de 28.01.1976, publicada no DO de 29.01.1976. Atualmente a escola oferece Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª série) e Ensino Especial.

Falando do ensino a escola – cujo primeiro diretor foi o normalista Galdino Lopes Chaves – seguia o padrão base das escolas da época onde que mesmo recebendo educação básica iguais, meninos e menina estudavam em turmas separadas, sem classes mistas e com alguns cursos diferentes entre os gêneros, como carpintaria, alvenaria e horticultura para os meninos e corte e costura, jardinagem e culinária e para as garotas. Com capacidade à época para 585 alunos, o Grupo Escolar Santos Dumont operava em dois períodos e com 13 classes.








O prédio por sua relevância arquitetônica na história das escolas paulistas foi tombado como patrimônio histórico em 2010. No alto de seus 111 anos de trajetória a escola permanece funcionando e está muito preservada. Seu nome atual é Escola Estadual Santos Dumont e oferece ensino fundamental (da 1ª a 4ª série) e ensino especial.












O local escolhido para erguer a nova escola não poderia ter sido melhor: o coração do bairro, na então praça Bernardino de Campos, posteriormente, em 1915, rebatizada para praça 8 de Setembro em homenagem à padroeira do bairro Nossa Senhora da Penha.

Construída em estilo clássico, tem em seu frontão altas e luminosas janelas que dão vista para a referida praça e para a lateral da escola, o imóvel da instituição de ensino tem um pé direito muito alto, característico das construções da época, o que combinado com amplas as janelas permite uma farta iluminação natural, algo fundamental naquela época que a eletricidade ainda não era tão eficiente longe da região central.

Toda sua construção foi feita em alvenaria de tijolos e o prédio tem uma linguagem arquitetônica própria, pois foi erguido em um período em que as escolas não eram padronizadas, tempo que encontravam escolas estaduais bem diferenciadas uma das outras em estilo. Na lateral da escola, hoje ocupada por um estacionamento de veículos, existia um grande jardim e uma horta que eram cuidados por estudantes e professores. Ao fundo existia oficinas dedicadas à marcenaria e alvenaria. Outro destaque construtivo da escola são os portões e gradis em estilo art déco.

A escola completará em setembro de 2025, 112 anos.



Fontes:

saopauloantiga.com.br
crmariocovas.sp.gov.br
google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...