Vocês já leram catecismo ?
Vamos falar hoje de Alcides Aguiar Caminha, funcionário público e autor de revistinhas eróticas na década de 1970, conhecido nacionalmente como Carlos Zéfiro, ele escondeu sua identidade de todos até ser descoberto pelo jornalista Juca Kfouri, na época diretor da revista Playboy.
Suas publicações eram vendidas em bancas de jornais das principais capitais do Brasil, sendo distribuídas de forma clandestina, afinal vivíamos em plena ditadura militar.
Alcides Aguiar Caminha, carioca boêmio, ilustrou e vendeu cerca de 500 trabalhos desenhados em preto e branco com tamanho de 1/4 de folha ofício (chegou a publicar num outro formato, 14 x 21 cm), um quadro por página contendo de 24 a 32 páginas que eram vendidos dissimuladamente em bancas de jornais devido ao seu conteúdo pornô-erótico, ficando conhecidos como "catecismos" e chegaram a tiragens de 30.000 exemplares.
Devido ao teor explícito essas revistas eram vendidas junto com revistas inocentes de personagens da Disney ou do Cebolinha, onde eram camufladas dentro das edições infantis.
Os adolescentes se reuniam em locais reservados onde a revista era passada de mão em mão.
Os "catecismos" eram desenhados diretamente sobre papel vegetal, eliminando assim a necessidade do fotolito e impresso em diferentes gráficas em diferentes estados da Federação, gerando, inclusive, diversos imitadores. Em 1970, durante a ditadura militar, foi realizada em Brasília uma investigação para descobrir o autor daquelas obras pornográficas. Chegou-se a prender por três dias o editor Hélio Brandão, amigo do artista, mas a investigação terminou inconclusa.
Casado desde os 25 anos, com Dona Serat Caminha teve 5 filhos e sempre escondeu de toda a família sua atividade paralela de desenhista e aposentou-se como funcionário público do setor de Imigração do Ministério do Trabalho.
Ele tinha medo que se sua identidade fosse descoberta ele perderia o emprego.
Ele morreu em 5 de julho de 1992, na época já bastante conhecido e famoso.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
jornaliadoed.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário