Vamos falar hoje do chamado Paradoxo de Fermi.
O paradoxo de Fermi surgiu quando Enrico Fermi e outros cientistas debatiam à mesa sobre a possibilidade de existir vida fora da Terra, então Fermi perguntou: onde está todo mundo? Se levarmos em conta que, somente em nossa galáxia, há bilhões de outros sóis e que, no Universo, existem bilhões de galáxias, a possibilidade de que exista vida em outros planetas é estatisticamente alta.
O paradoxo é nomeado em honra do físico Enrico Fermi, mas Fermi nunca fez tal afirmação. Em verdade, ele estava discutindo com colegas, Emil Konopinski, Edward Teller, e Herbert York, sobre uma caricatura no The New Yorker mostrando alegres extraterrestres emergindo de um disco voador transportando latas de lixo roubadas das ruas de Nova York, e Fermi perguntou "Onde está todo mundo?" Ele estava se referindo ao fato de que eles não tinham visto nenhuma nave alienígena, e a conversa se voltou para a viabilidade de viagens interestelares. Ele nunca questionou por que, se um grande número de civilizações extraterrestres avançadas existem na nossa galáxia, e não se veem evidências como espaçonaves ou sondas. Isto foi citado pelo senador William Proxmire como uma razão para matar o programa SETI da NASA em 1981.
SETI (sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) é um projeto que tem por objetivo a constante busca por vida inteligente no espaço.
Existem diversas tentativas de solução para o paradoxo de Fermi, ou seja, respostas sobre o motivo pelo qual nunca fomos capazes de nos comunicar com qualquer civilização alienígena ou, ainda, identificar sinais de vida em outros planetas. Vamos conferir uma delas:
O grande filtro:
Alguns cientistas utilizam a teoria do grande filtro para tentar explicar o motivo de nunca termos estabelecido contato com outros seres vivos fora da Terra. Essa teoria faz menção a todos os obstáculos que tornam a abiogênese improvável ou até mesmo impossível.
A abiogênese é a linha de pensamento que indica que a vida surgiu da matéria não viva, na forma de compostos orgânicos simples, ou da geração espontânea. Entretanto, para que a vida, em seu estágio mais simples, alcance o patamar necessário para estabelecer contato com outras civilizações, uma série de coisas altamente improváveis devem ocorrer, como:
A abiogênese deve ocorrer no sistema planetário certo, ou seja, em planetas potencialmente habitáveis.
Moléculas específicas devem surgir, como é o caso do RNA (ácido ribonucleico), que ajuda a coordenar os processos celulares.
Vidas unicelulares devem surgir.
Vidas unicelulares mais complexas devem surgir.
A reprodução sexuada precisa acontecer.
Animais inteligentes devem surgir e ser capazes de utilizar ferramentas.
Uma civilização deve avançar ao ponto de explorar o espaço.
A colonização do espaço precisa acontecer para que se estabeleça contato com outras formas de vida.
Como é possível perceber, segundo a teoria do grande filtro, o paradoxo de Fermi é explicado pelo fato de que as chances de que uma forma de vida surja no Universo são extremamente baixas, por isso não fomos capazes de estabelecer contato. Entretanto, críticos dessa ideia indicam que a vida poderia evoluir por meios diferentes dos quais estamos familiarizados.
Algumas hipóteses que buscam explicar o paradoxo de Fermi levam em conta o fato de que, apesar de as chances de ocorrer vida no Universo serem altas, a maioria dos planetas habitáveis, que apresentam características similares às da Terra, ainda não foi formada, ou seja, quando novas civilizações surgirem, pode ser que nem existamos.
Outras hipóteses sugerem que sequer há um paradoxo: só nós existimos. Além delas, existem as que alegam que outras civilizações já podem ter nos visitado, porém há milhões de anos. Considerando que nosso período como civilização inteligente é extremamente curto e que as viagens espaciais são extremamente longas, poderemos ser visitados novamente daqui a dezenas de milhões de anos, de modo que nossa existência sequer será notada.
De qualquer forma, se nos basearmos na equação de Drake (Dr. Frank Drake), onde se afirmava a quantidade de civilizações que poderiam existir em nossa galáxia, onde estão todos ? Ou as civilizações já desapareceram, ou ainda não nasceram, ou simplesmente não querem fazer contato com a nossa civilização.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
mundoeducacao.uol.com.br
guiadoestudante.abbril.com.br
brasilescola.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário