segunda-feira, 14 de julho de 2025

 Por que usamos a consoante M antes das consoantes P e B ?




Na verdade essa é uma regra ortográfica baseada na fonética.


Para pronunciar o m, é necessário juntar os dois lábios, diferentemente do n. Como a pronúncia do p e do b também requerem a junção labial, é conveniente utilizar o m antes do p e do b, como forma de ligação entre as características fonéticas das letras.


M antes de P e B é uma das regras básicas da ortografia da língua portuguesa. Embora possa parecer um detalhe pequeno, essa regra é muito importante para escrever corretamente várias palavras. Além disso, a regra tem relação com a maneira como pronunciamos essas palavras, especialmente o som nasal que fazemos. Nas palavras em que usamos M antes de P e B, a letra M ajuda a indicar esse som nasal, o que torna a pronúncia e a escrita mais fáceis.




De forma bem simples, temos em português dois grupos de consoantes. De um lado, temos os fonemas (ou sons) das consoantes M, P e B – produzidos com a língua entre os dentes e os lábios fechando ao encostarem um no outro. Para perceber isso melhor, fale de forma lenta e em voz alta os sons (fonemas) mê - pê - bê, prestando atenção à forma como seus lábios encostam um no outro ao ponto de fecharem quando você produz esses sons.

De outro lado, temos os fonemas (ou sons),  do N e das demais consoantes – produzidos sem fechar os lábios e com a língua tocando alguma região entre os dentes e o fundo do céu da boca. Para perceber isso melhor, fale de forma lenta e em voz alta os sons (fonemas) nê - tê - sê - gê, prestando atenção à forma como seus lábios não se fecham e a língua toca a parte de trás dos dentes ou o céu da boca quando você produz esses sons.


Fontes:

portuguese.stackexchange.com
escolakids.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...