Dias da semana:
Os nomes dos dias da semana na maioria das línguas neolatinas derivam dos nomes dos planetas clássicos na astrologia helenística. Na antiguidade clássica, as Sete Luminárias sagradas são os sete objetos não fixos visíveis no céu: a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Jupiter e Saturno. A palavra planeta vem da palavra grega πλανήτης, planētēs "planeta" (abreviação de asteres planetai "estrelas errantes"), expressando o fato de que esses objetos se movem através da esfera celestial em relação às estrelas fixas. Esse sistema de nominata de planetas foi introduzido no Império Romano durante a Antiguidade tardia, associado a alguns deuses olímpicos. Em algumas outras línguas, os dias da semana são nomeados conforme as divindades correspondentes da cultura regional.
Sábado e Domingo (Prima Santa, na semana Santa) vem das mais tradicionais línguas: Do Hebraico veio o Sabbath (Sábado), dia do descanso para os judeus e do latim veio o Dominicus Dies (Dia do senhor - Domingo).
Em português, a terminação "feira" nos dias da semana tem origem na palavra latina "feria", que significa "dia de descanso" ou "feriado". A adoção desse termo está ligada à influência da Igreja Católica, que, no século VI, propôs a substituição dos nomes dos dias da semana inspirados em deuses pagãos por uma nomenclatura que refletisse o caráter de descanso e celebração da Semana Santa.
Explicação detalhada:
Origem em "feria":
A palavra latina "feria" (plural "feriae") era usada para se referir aos dias de descanso dedicados aos deuses. No contexto da Semana Santa, todos os dias eram considerados "feria", ou seja, dias de descanso e celebração.
Já sábado e domingo seguem a denominação usual (sabath e Dia do Senhor).
Só em 321 d.C. a semana começou a ter sete dias, imposta pelo imperador romano Constantino que também organizou a semana como tendo seu princípio no domingo, mudando muita coisa do calendário dos romanos e seus oito dias semanais.
Veja as relações dos dias da semana com os astros, apenas algumas das muitas referências que encontramos ao vislumbrar todo o legado que a astrologia deixou em inúmeras situações e períodos da nossa história, desde os tempos mais remotos até os dias atuais:
SOL - Domingo. Em inglês, Sunday (Dia do Sol). Domingo (do latim dominicus dies, dia do Senhor, por associação entre o Deus cristão e os cultos solares pagãos)
LUA - Segunda-feira. Em inglês, Monday (Dia da Lua). Também Lunes - do latim "lunae dies", dia da Lua.
MARTE - Terça-feira. Em inglês "Thuesday", a nossa terça-feira, vem do Inglês arcaico "Tiwesdaeg" (dia de Tyr). Tyr (também conhecido como Tew ou Tiu), era o Deus nórdico da guerra. A terça-feira então é nomeada em sua homenagem, mantendo o contexto da mitologia nórdica. Se fosse convertido aos moldes romanos, talvez seria chamado de "Marsday". Marte era o Deus romano da guerra (o equivalente à sua versão grega Ares), que por sua vez é equivalente a versão nórdica, Tyr. Ares, Marte e Tyr são a mesma coisa em culturas diferentes.
MERCÚRIO - Quarta-feira. Em inglês "Wednesday", a nossa quarta-feira, vem do inglês arcaico "Wodnesdacg" (dia de Woden). Woden (ou seu nome mais arcaico Wotan e mais conhecido como Odin) era o Deus nórdico mais importante e mais cultuado. A quarta-feira então é nomeada em sua homenagem, também mantendo o contexto da mitologia nórdica. Odin era considerado senhor da ciência, das runas, do conhecimento, parcialmente análogo a Mercúrio. Em espanhol é Miércoles - do latim "mercuri dies", dia de Mercúrio.
JÚPITER - Quinta-feira. "Thursday", a nossa quinta-feira, também vem do inglês arcaico que significava basicamente "o dia de Thun". Thun (ou Thor), era o Deus nórdico do trovão. A quinta-feira foi nomeada em sua homenagem. Se tivesse sido nomeada em seu equivalente romano, teríamos algo como "Juptrsday", pois Júpiter na mitologia romana é a mesma coisa que Thor na mitolgia nórdica, e Zeus, na mitologia grega. Em espanhol é Jueves - do latim "jovis dies", dia de Júpiter.
VÊNUS - Sexta-feira. Em inglês, "Friday", a nossa sexta-feira, vem do inglês arcaico "Frigedaege", que significa basicamente "dia de fry, dia de freia ou dia de frio". Fry era a deusa germânica da beleza, que é ligada a deusa Frigg dos noruegueses, mas também à famosa deusa nórdica Freya. Seu equivalente romano é Vênus, deusa romana da beleza, do Amor e do sexo, que em sua versão grega se chama Afrodite. A sexta-feira então foi nomeada em sua homenagem. Em espanhol é Viernes - do latim "veneris dies", dia de Vênus.
SATURNO - Sábado. Em inglês, Saturday (Dia de Saturno). Sábado deriva do hebraico "sabbath", que significa descanso.
Línguas latinas Línguas germânicas
Domingo, dimanche Sunday
Segunda-feira, lundi, lunes Monday
Terça-feira, Mardi, Martes Tuesday
Quarta-feira, Mercredi, Miercoles Wednesday
Quinta-feira, Jeudi, Jueves Thursday
Sexta-feira, Vendredi, Viernes Friday
Sábado, Samedi, Sábado Saturday
Fontes:
wikipedia.org
google.com
astrolink.com.br
brasilescola.uol.com.br
abcimaginario.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário