A acentuação gráfica está relacionada ao uso dos acentos agudo, circunflexo e grave. Os acentos agudo e circunflexo assinalam a sílaba tônica de algumas palavras, de acordo com as regras de acentuação de monossílabos tônicos, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Já o acento grave é usado para indicar o fenômeno da crase.
Quais são os tipos de acentuação gráfica? Acento agudo [ ´ ]: usado sobre as vogais da língua portuguesa.
Acento circunflexo [ ^ ]: usado apenas sobre as vogais “a”, “e” e “o”.
Acento grave [ ` ]: usado sobre a letra “a” da fusão entre o artigo “a” e a preposição “a”.
Regras de acentuação gráfica
A seguir, as regras de acentuação gráfica para o uso dos acentos agudo e circunflexo. Palavras proparoxítonas: todas as proparoxítonas, sem exceção, são acentuadas: máquina, ecumênico, índico, óbice, esôfago, última etc.
Palavras paroxítonas:
Paroxítonas terminadas em ditongo crescente, seguido ou não de S: lábio, demência, superfície, língua etc.
Paroxítonas terminadas em “ã”, “ãs”, “ão”, “ãos”, “ei”, “eis”, “i”, “is”, “ons”, “um”, “uns”, “us”, “l”, “n”, “ps”, “r”, “x”: órfã, órfãs, órfão, órfãos, jérsei, móveis, dândi, dândis, prótons, factótum, factótuns, corona vírus, túnel, próton, fórceps, caráter, cóccix etc.
Palavras oxítonas: oxítonas terminadas em “a”, “e”, “o” (seguidas ou não de S), “em”, “ens”, “éis”, “éu”, “éus”, “ói”, “óis”: crachá, patê, jiló, ajudá-los, comê-los, justapô-la, refém, reféns, ele contém, eles contêm, cartéis, escarcéu, mausoléus, ele destrói, tu destróis etc.
Monossílabos: monossílabos tônicos terminados em “a”, “e”, “o”, “éi”, “éu”, “ói”, seguidos ou não de S: lá, chás, ela vê, tu vês, pó, pós, réis, céu, rói etc.
Hiatos: oxítonas terminadas em “i” ou “u”, seguidos ou não de S, desde que precedidos de vogal átona, na formação de um hiato: daí, açaís, baú, destruí-la etc. Em hiatos, o “i” e o “u” tônicos (isolados na sílaba ou formando sílaba com S) são acentuados desde que precedidos de vogal: caída, ataúde, saía, egoísta etc. EXCEÇÃO: quando o “i” é seguido de “nh”: tainha, moinho etc.
O uso varia segundo o grupo linguístico ao qual o idioma pertence. Enquanto línguas de origem germânica, como o inglês, não têm acentuação, as latinas, como o português e o espanhol, usam sinais gráficos para marcar as alterações na entonação.
No francês numa mesma letra é possível a verificação de dois acentos. Ex : Été (verão). Ou três acentos como em préférée (preferida).
O acento tônico em árabe é determinado pela estrutura da sílaba (longa ou breve) e pela posição da vogal na palavra.
Sílaba longa: Uma sílaba longa é aquela que contém uma vogal longa (marcada por uma vogal longa, como o alif com fathah - اَ) ou uma vogal breve seguida por uma consoante muda ou outra consoante.
Sílaba breve: Uma sílaba breve é aquela que contém uma vogal breve.
Regras: O acento tônico geralmente recai na primeira sílaba longa antes da última sílaba. Se não houver sílaba longa, o acento cai na penúltima sílaba para palavras dissílabas ou na antepenúltima para palavras tri ou polissílabas.
Exceções: Em alguns casos, a pausa ou elisão (a supressão de um som em uma palavra falada) pode alterar a posição do acento tônico
traço sobre a consoante إِنْكِلْتِرَا
ʾinkiltirā - Inglaterra
Fontes:
mundoeducacao.uol.com.br
super.abril.com.br
reddit.com
afrancesados.com
aprender-arabe.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário