Existem algumas dúvidas na língua portuguesa. Uma das mais recorrentes é o uso do S ou SS; C, S ou Ç.
Em português, o uso de S, SS, C e Ç depende de várias regras:
S
Escreve-se com S quando a letra aparece no início ou no final da palavra, quando tem som de /S/ após uma consoante ou quando tem som de /Z/ entre duas vogais. Por exemplo, "sarar", "seguir", "singrar", "sopro", "surdez". Também se escreve com S quando a palavra tem um ditongo antes, ou seja, quando duas vogais aparecem juntas na mesma sílaba. Por exemplo, "casa", "mesa", "desânimo", "liso".
SS
Escreve-se com SS quando a letra aparece entre duas vogais e tem som de /S/. Por exemplo, "abcesso", "abcissa", "abissal", "antepassado", "bissectriz", "disse", "fissura", "massa", "posso". Também se escreve com SS no sufixo feminino "-essa", como em "abadessa" e "condessa".
C
Escreve-se com C quando a letra aparece antes das vogais E e I. Por exemplo, "centeio", "peraltice", "tencionar", "cinto".
Escreve-se com Ç quando a letra aparece antes das vogais A, O e U. Por exemplo, "junto" (junção), "manter" (manutenção), "setor" (seção), "intuitivo" (intuição), "traição".
Então escrevemos com SS quando essas consoantes estiverem entre duas vogais.
Já no início das palavras usamos o S, ou no final das palavras. O único S entre duas vogais tem o som de /Z/ e não de S.
Ex. Isabel, acasalar, usar....
Fontes:
todamateria.com.br
escolakids.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário