Vamos falar nessa postagem de um clássico na música norte-americana dos anos 60 chamada Mc Arthur Park, gravada originalmente pelo ator e cantor Richard Harris, conhecido pelo filme "Um homem chamado cavalo'' de 1970 e principalmente pelo professor Dumbledore de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta.
A canção foi composta por Jimmy Webb em 1967 e gravada por Richard em 1968.
A letra começa com uma reflexão sobre a primavera, que nunca esperou pelo casal, sempre um passo à frente, simbolizando a passagem do tempo e a inevitabilidade das mudanças. A imagem do 'par de calças listradas' sugere uma união intensa e apaixonada, mas também transitória, como as modas que vêm e vão.
O refrão, com a icônica imagem do 'bolo derretendo no parque', é uma metáfora poderosa para a perda e a desilusão. O bolo, que levou tanto tempo para ser feito, representa algo precioso e insubstituível, talvez um amor ou um sonho, que foi deixado à mercê dos elementos e agora está arruinado. A dor de nunca mais ter 'aquela receita' novamente reforça a ideia de que certas coisas na vida são únicas e irrepetíveis, e sua perda é profundamente sentida.
“MacArthur’s Park is melting in the dark
(MacArthur Park está derretendo no escuro)
All the sweet, green icing flowing down
(Toda a verde e doce cobertura indo embora)
Someone left the cake out in the rain
(Alguém deixou o bolo na chuva)
I don’t think that I can take it
(Eu acho que não vou aguentar)
‘cause it took so long to bake it
(Porque demorou muito para assar)
And I’ll never have that recipe again
(E eu nunca vou conseguir essa receita de novo)
Oh, no!
(Ah, não!)”
O autor da canção explicou a estrofe em uma entrevista à revista Q em 1994: “É claro que é sobre o fim de um relacionamento. O bolo e a chuva são apenas metáforas que representam isso. Pode ser uma viagem difícil de compreender, mas eu escrevi a música no final dos anos 60, quando letras surrealistas estavam na moda”.
A protagonista do caso de amor citado por Webb seria Susan Ronstadt, prima de Linda Ronstadt, cantora americana da mesma geração de Jimmy Webb. O músico revelou a inspiração em 2013, quando seu hit completou 45 anos, em entrevista ao Los Angeles Times: “Eu e Susan costumávamos nos encontrar para almoçar, andar de pedalinho e alimentar os patos no MacArthur Park, que fica no bairro de Westlake, em Los Angeles. Ela trabalhava em uma corretora de seguros no outro lado da rua. Não há nada de psicodélico nessa letra; ela tem um significado muito real para mim. Até o bolo era um objeto real: nós sempre víamos grupos comemorando aniversários”.
Shiloh Noone, autor de Seeker’s Guide to the Rhythm of Yesteryear (espécie de biografia dos ritmos musicais) foi, em 2004, o primeiro a afirmar que, devido a problemas com a lei, Jimmy Webb teria sido orientado a negar a popular versão de que a cobertura do bolo de “MacArthur Park” fosse feita de haxixe.
Há ainda uma terceira versão “oficial” para o significado da letra. O compositor Colin McCourt, que trabalhava para o chefe da gravadora de “MacArthur Park”, disse ao The Daily Mail em 2011: “Jim era apaixonado por uma garota que o deixou. Meses depois, ouviu que ela ia se casar – no MacArthur Park. De coração partido, ele foi ao casamento, mas escondeu-se dentro de um jardim de inverno. Olhando através do vidro encharcado da janela, o bolo parecia derreter”. Curiosamente, o noivo do casamento era um engenheiro telefônico de Wichita, no Kansas. Seria a inspiração para a música “Wichita Lineman”, outro hit de Jimmy Webb?
Mc Arthur Park - Los Angeles
Mc Arthur Park é um parque em Los Angeles do século XIX, renomeado em homenagem ao General Douglas Mc Arthur, herói da Segunda Guerra Mundial.
Seja qual for o significado', o importante que trata-se de uma belíssima canção, regravada por muitos cantores, sendo uma das versões mais conhecidas pela cantora Donna Summer em 1978.
Mc Arthur Park - Donna Summer
A música transita entre a tristeza pela perda e a esperança de novos começos, como indicado pelos versos que falam sobre cantar uma nova canção e sonhar um novo sonho.
Donna Summer, conhecida como a Rainha da Disco, traz uma interpretação poderosa e emotiva que amplifica o sentimento de nostalgia e reflexão sobre o amor e a vida. A música, com sua melodia dramática e letra poética, convida o ouvinte a contemplar as perdas e as possibilidades de renovação, mesmo diante das adversidades.
Fontes:
letras.musica.br
guiadoscuriosos.com.br
wikipedia.org
youtube.com.br
google.com
adorocinema.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário