domingo, 3 de abril de 2022



Gêneros textuais





Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas.



Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.


Romance

O romance é um texto narrativo que se caracteriza por um relato extenso de situações de conflito vividas por mais de uma personagem. São exemplos de romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, Capitães da Areia, de Jorge Amado, e Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.

Normalmente entrelaça diversas situações e personagens na trama. Pode ser uma história de ficção (criada pelo escritor) ou narrar um fato histórico ou atual.


Conto

O conto é um texto narrativo, geralmente curto e centrado numa única situação de conflito. São exemplos de conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, “O ladrão”, de Mário de Andrade, e “Casa tomada”, de Julio Cortázar.

Ao contrário do romance o conto apresenta número menor de personagens e a trama geralmente aborda apenas uma situação.


Crônica

A crônica é um texto narrativo curto, centrado numa única situação de conflito e escrito em linguagem coloquial. Crônicas têm como assunto preferencial os pequenos conflitos do cotidiano. São exemplos de crônica “A borboleta amarela”, de Rubem Braga, “O homem nu”, de Fernando Sabino, e os textos da Comédia da Vida Privada, de Luís Fernando Veríssimo.

Como diz o próprio nome do gênero, crônica vem do grego khronos, que significa tempo. A crônica trata de assuntos atuais e corriqueiros


Poema

O poema é um texto geralmente organizado em versos e caracterizado pelo uso de figuras de linguagem, como a metáfora, a assonância e a aliteração. A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, e Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, são exemplos de livros de poemas.

Os poemas têm  como características, além da rima, a inversão dos termos sintáticos, dando ao texto uma criatividade, por vezes inusitada, e com uma sonoridade que desencadeia uma ideia

"A sombra da encosta, cor de laranja, capim rosa chá..." (Trem das cores - Caetano Veloso)

"Os letreiros a te colorir, embaraçam a minha visão.." (Vitrines- Chico Buarque)


Ensaio

O ensaio é um gênero reflexivo, em que o autor discorre sobre um determinado assunto de maneira livre, não sistematizada e original. São exemplos do gênero os textos do livro Ensaios, de Michel de Montaigne.

Diferente dos textos narrativos e descritivos, o ensaio pressupõe interpretação e análise mais profunda sobre um tema. Onde ao autor exprime uma opinião sobre o assunto.

Sendo assim, o ensaio é um gênero discursivo argumentativo e expositivo que implica o ato de ensaiar.

Ou seja, ele apresenta tentativas de reflexão crítica e subjetiva (ponto de vista pessoal) num fluxo natural de ideias, sendo muito solicitado no meio escolar e acadêmico.

Um grande ensaísta foi o escritor português José Saramago com : "Ensaio sobre a lucidez"; "Ensaio sobre a cegueira"; "Ensaio sobre a guerra"

Biografia

A biografia é um texto narrativo que, baseado em documentação diversa, busca reconstituir a história de vida de uma pessoa. Um exemplo é a biografia Getúlio, do jornalista Lira Neto, que conta a história do estadista brasileiro Getúlio Vargas.


Diário

Diário é um gênero de caráter pessoal, usado por uma pessoa para registrar periodicamente suas experiências, vivências, reflexões, pensamentos etc. O livro O Observador no Escritório contém passagens do diário do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Notícia

A notícia é um gênero jornalístico cuja função é comunicar algum fato socialmente relevante, como um acontecimento político ou evento cultural. O jornal, seja ele impresso ou eletrônico, está repleto de notícias, que se caracterizam pela isenção e pela objetividade.

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um texto de caráter argumentativo, geralmente publicado em jornais e revistas. Ele se caracteriza pela exposição da opinião de quem escreve (o articulista) sobre os mais diversos temas da atualidade. São exemplo típicos desse gênero literário os editorais de jornais e revistas, ou mesmo de jornais televisivos.


Resenha

A resenha é um comentário sobre determinado objeto cultural, seja ele um filme ou um livro. Além de apresentar esse objeto cultural, a resenha tem caráter crítico, isto é, ela emite a opinião de seu autor.



E-mail

E-mail é um gênero novo, que surgiu com o advento da internet. Veio a substituir, em grande medida, a carta, por ser uma forma muito mais rápida e fácil de envio de mensagens para pessoas que estão longe.

Verbete de dicionário

O verbete de dicionário é um texto que procura, da forma mais sintética e objetiva possível, definir uma palavra, dando conta de suas mais variadas acepções.

Manifesto

O manifesto é um texto programático, no qual seu autor (ou autores) expressa seu posicionamento frente a um assunto polêmico. Manifestos geralmente têm a intenção de causar impacto e persuadir seus leitores. O Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, e o Manifesto Futurista, de Marinetti, são exemplos do gênero.

Manifesto antropofágico de Oswald de Andrade
"Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago." (trecho do manifesto)


Bilhete

O bilhete é um texto bastante útil no nosso dia a dia. Ele não tem uma forma fixa e tende a ser breve. Seu objetivo é comunicar alguma coisa de forma rápida para outra pessoa. Trata-se de um texto pessoal, e por isso é assinado pelo seu autor.







Fontes:

significados.com.br
educamaisbrasil.com.br
todamateria.com.br
direcaoconcurso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...