Vamos falar da obra de Giuseppe Tomasi, O Príncipe de Lampedusa, Leopardo (Il Gattopardo).
"Se quisermos que tudo continue como está é preciso que tudo mude".
O título "O Leopardo" foi tirado do brasão da família Tomasi, família do autor.
O romance fala de uma sociedade em transformação, de uma nobreza decadente para uma burguesia pungente que transforma costumes e valores.
Fala da luta do homem contra a decadência. Fala dos levantes que transformaram pequenos principados numa Itália unida e forte.
Dom Fabrizio, um dos personagens principais da história é um nobre do feudo de Donnafugata, Príncipe de Salinas, que acompanha a queda da nobreza e a ascensão da burguesia. Seu sobrinho Tancredi é o símbolo das novas gerações com sonhos de um país melhor, com o ímpeto das mudanças que se apresentam.
Parte para guerra ao lado de Garibaldi, se apaixona pela filha de um burguês muito rico. Mais que a união às tropas revolucionárias Tancredi se alia também a burguesia que estava tomando seu lugar na sociedade da época.
Único livro de Lampedusa o romance é uma história que autor conta a partir de suas próprias experiências pessoais e de sua família.
O livro foi levado às telas do cinema em 1963, com Claudia Cardinale, Burt Lancaster e Allan Delon, direção de Luchino Visconti.
Fontes:
Lampedusa, Giuseppe Tomasi di - O leopardo - trad. Rui Cabeçadas - S.Paulo - Abril Cultural - 1979
blogletras.com
achadoselidos.com.br
jornalopcao.com.br
revistabula.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário