sábado, 25 de setembro de 2021









Vasco Núñez de Balboa nasceu no ano de 1475 e faleceu no dia 15 de janeiro de 1519. Foi um explorador, governante e conquistador espanhol. É conhecido por ser o primeiro europeu a descobrir o Oceano Pacifico, em 25 de setembro de 1515, e o primeiro europeu a fundar uma cidade permanente em terras continentais americanas. Suas ações e proezas ainda são recordadas pela história, em especial pelos relatos que realizaram os cronistas da época. Atualmente, o nome de Vasco Núñez de Balboa é dado a parques e avenidas do Panamá, e incluem um monumento dedicado a sua proeza de tomar posse do Mar do Sul; a moeda oficial do país foi batizada em sua homenagem com o nome de balboa, aparecendo seu rosto no reverso de algumas moedas. Também leva seu nome um dos principais portos no Canal do Panamá e o distrito que inclui o Arquipélago das Perlas, lugar que também chegou a descobrir.







Depois de quase um mês de travessia em meio a florestas, pântanos e lagoas do istmo do Panamá, encontrou o Oceano Pacífico.

Balboa iniciou sua aventura com 190 homens, alguns indígenas servindo como guias e uma matilha de cães. Em sua comitiva estava Francisco Pizarro que, alguns anos depois, partiu em busca do Império Inca. Ao avistar o mar, Balboa entrou nas águas com armadura completa, espada em uma das mãos e a bandeira de Castela levantada na outra – para tomar posse do oceano em nome do rei da Espanha, Chamou-o de Mar del Sur.










Ficou claro então que a Ásia estava muito além daquele horizonte líquido. As esperanças da Espanha de chegar às riquezas do Oriente minguaram até serem de novo insufladas por um aristocrata português, Fernão de Magalhães. Em sua viagem de circunavegação, Fernão de Magalhães avistou o Mare del Sur de Balboa porém milhares de quilômetros mais ao sul e, em 1520, rebatizou-o de Oceano Pacífico, por suas aparentes águas calmas.




Fontes:
history.uol.com.br
google.com
ensonarhistoria.com.br
escola.britannica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...