segunda-feira, 1 de maio de 2017

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar do Dia do Trabalhador, suas origens e significados, uma data que comemora o dia da parte mais importante da economia.





O vídeo acima apresenta a cantora Lulu (Ao mestre com carinho) com um dos Bee Gees (Maurice Gibb, que tinha sido casado com ela)

O dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de Maio.

No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado à festas, manifestações,passeatas e exposições,além de eventos reivindicatórios e de conscientização.

A História d Dia do Trabalho remonta o ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago (EUA). No dia primeiro de ano daquele ano, milhares de trabalhadores saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho, entre elas a diminuição da jornada diária de trabalho de 13 para 8 horas.

Nesse mesmo dia aconteceu uma greve geral nos EUA.

Dois após ocorreu um conflito entre trabalhadores e policiais, que provocou a morte de alguns manifestantes.

Em represália os manifestantes jogaram uma bomba conde mataram 8 policiais, que atiraram nos manifestantes matando 12 deles, e dezenas de feridos.

Foram dias marcantes na luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário, conseguido às custas de muita luta e sangue derramado.

No segundo encontro da Internacional Socialista em Paris naquele ano foi instituído o primeiro de maio como dia do trabalhador.

“Se acreditais que enforcando-nos podeis conter o movimento operário, esse movimento constante em que se agitam milhões de homens que vivem na miséria, os escravos do salário; se esperais salvar-vos e acreditais que o conseguireis, enforcai-nos! Então vos encontrarei sobre um vulcão, e daqui e de lá, e de baixo e ao lado, de todas as partes surgirá a revolução. É um fogo subterrâneo que mina tudo”. Augusto Spies, 31 anos, diretor do jornal Diário dos Trabalhadores. 

"Se tenho que ser enforcado por professar minhas idéias, por meu amor à liberdade, à igualdade e à fraternidade, então nada tenho a objetar. Se a morte é a pena correspondente à nossa ardente paixão pela redenção da espécie humana, então digo bem alto: minha vida está à disposição. Se acreditais que com esse bárbaro veredicto aniquilais nossas idéias, estais muito enganados, pois elas são imortais''. Adolf Fischer, 30 anos, jornalista.


“Em que consiste meu crime? Em ter trabalhado para a implantação de um sistema social no qual seja impossível o fato de que enquanto uns, os donos das máquinas, amontoam milhões, outros caem na degradação e na miséria. Assim como a água e o ar são para todos, também a terra e as invenções dos homens de ciência devem ser utilizadas em benefício de todos. Vossas leis se opõem às leis da natureza e utilizando-as roubais às massas o direito à vida, à liberdade e ao bem-estar”. George Engel, 50 anos, tipógrafo.

“Acreditais que quando nossos cadáveres tenham sido jogados na fossa tudo terá se acabado? Acreditais que a guerra social se acabará estrangulando-nos barbaramente. Pois estais muito enganados. Sobre o vosso veredicto cairá o do povo americano e do povo de todo o mundo, para demonstrar vossa injustiça e as injustiças sociais que nos levam ao cadafalso”. Albert Parsons lutou na guerra da secessão nos EUA.



As corajosas e veementes palavras destes quatro líderes do jovem movimento operário dos EUA foram proferidas em 20 de agosto de 1886, pouco após ouvirem a sentença do juiz condenando-os à morte. Elas estão na origem ao 1º de Maio, o Dia Internacional dos Trabalhadores. Na atual fase da luta de classes, em que muitos aderiram à ordem burguesa e perderam a perspectiva do socialismo, vale registrar este marco histórico e reverenciar a postura classista destes heróis do proletariado. A sua saga serve de referência aos que lutam pela superação da barbárie capitalista. 




Comemorou-se a ocasião no Brasil, pela primeira vez, em 1895, na sede do Centro Socialista em Santos. O feriado nacional foi oficializado graças a dois fatores: um projeto de lei do deputado Sampaio Ferraz aprovado no Congresso em 1902 e a lei 662, surgida em 1949.
Até o governo Vargas, o Dia do Trabalho foi considerado uma ocasião propícia a passeatas e protestos, pensamento que tinha como base os movimentos anarquista e comunista. Quando o trabalhismo passou a ser disseminado por Getúlio, a data começou a ser celebrada com festas e desfiles, como acontece até hoje.




Em primeiro de maio de 1940, foi instituído o salário minimo, que segundo a lei da época deveria ser o bastante para cobrir as despesas com moradia, saúde, transportes, educação, vestuário e lazer.
Em primeiro de maior de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho.

Desde lá, muitas conquistas se materializaram através de muita luta e negociação.

Apesar de o primeiro de maio ser comemorado em muitos países, sendo feriado nacional em grande parte deles, há variações significativas de datas.
Nos Estados Unidos o dia primeiro, May Day, é reconhecido como a data comemorada pelos socialistas e comunistas. No entanto, não é quando se celebra oficialmente o Dia do Trabalho porque, procurando justamente dissociar a conquista dos trabalhadores desses movimentos, escolheu-se a primeira segunda-feira de setembro para o feriado nacional – oficializado pelo Congresso em 1894. A data foi escolhida por homenagear trabalhadores que se manifestaram nessa mesma época, dos anos de 1882 e 1884, em favor de sua classe, em Nova Iorque.

Na Austrália comemora-se em quatro dias diferentes: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sidney) e na Austrália meridional. Na Inglaterra o feriado é no primeiro domingo após o primeiro de maio; no Japão, em 23 de setembro; na Espanha, em 18 de julho; e na Nova Zelândia, em 18 de outubro.

Infelizmente nesse ano não temos muito o que comemorar. Forças conservadoras querem acabar com as conquistas de anos, além do desemprego record que temos no Brasil.

Tudo o que o trabalhador conseguiu foi com luta, e nos jovens de hoje não podem se iludir e achar que será diferente.
Empresários visam lucros, e não condições dignas de trabalho e salários.

Q
                            Dia do Trabalho - Tarsília do Amaral


Fontes:
altamiroborges.blogspot.com.br
opiniaoenoticia.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...