Hoje vamos falar do Tratado de Tordesilhas.
Nos séculos XV e XVI Portugal e Espanha, dominavam os mares e os descobrimentos no mundo.
Expedições como a de Vasco da Gama, que partindo de Portugal chegou em Calicute, nas Índias em 20 de maio de 1498, criando uma nova rota para o comércio de especiarias, quebrando o monopólio das cidades italianas e Gênova e Veneza, com isso a burguesia portuguesa passou a obter lucros expressivos.
A expedição de circunavegação de Fernão de Magalhães, terminada por Juan Sebastián Del Cano, a serviço dos rei da Espanha Carlos V em 1519.
Foi Fernão de Magalhães que saindo da Espanha chegou ao extremo sul da América do Sul, descobrindo o caminho de travessia para o Oceano Pacífico, o chamado Estreito de Magalhães.
Fernão de Magalhães
Estreito de Magalhães passagem entre o sul da Argentina e a Terra do fogo. Descoberto em 24 de Agosto de 1520
Eles foram os primeiros europeus a atingirem o Oceano Pacífico, batizado por Magalhães.
Chegaram, então nas Filipinas, onde depois de um conflito com nativos Magalhães foi morto.
O Tratado de Tordesilhas assinado em 7 de Junho de 1494, dois anos depois da chegada de Cristovão Colombo à América, visava por fim nas disputas entre Portugal e Espanha, pelas terras descobertas.
O Tratado consistia na demarcação de um meridiano que ficaria a 370 léguas (1770 km) a partir das ilhas de Cabo Verde.
Todas as terras ao leste desse meridiano seriam de Portugal e todas as terras ao oeste pertenceriam à Espanha.
Na verdade o meridiano nunca foi traçado, e se o Tratado fosse realmente levado a sério, o Brasil teria 1/3 do território atual.
Expedições dos Bandeirantes e de jesuítas desrespeitaram o Tratado incorporando terras que seriam da Espanha para a Coroa Portuguesa.
Demarcando os dois hemisférios, de pólo a pólo, deu a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil: ficou Portugal com as terras localizadas a leste da linha de 370 léguas traçadas a partir de Açores e Cabo Verde, e a Espanha com as terras que ficassem do lado ocidental desta linha.
O Tratado de Tordesilhas impediu um conflito entre as duas nações ibéricas e consagrou o princípio da livre movimentação de conquista e exploração, desses dois países, nos domínios reservados.
O direito de posse de Portugal sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil foi produto de crescentes rivalidades entre Portugal e Espanha pelas terras do Novo Mundo, durante a segunda metade do século XV. A proximidade das datas do Tratado de Tordesilhas (1494) e do “descobrimento” (1500) faz supor que Portugal já sabia da existência das terras brasílicas antes mesmo da expedição cabralina.
Fontes:
portalsãofrancisco.com.br
consciencia.org/resumo-sobre-o-tratado-de-tordesilhas
wikipedia.org
http://departamentodecsh.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário