Ponte Remagem
Construída entre 1916 e 1919 para facilitar o transporte de tropas alemães durante a I Guerra Mundial, tem seu nome em homenagem ao general prussiano da Primeira Guerra Mundial, Erich Ludendorff, um dos proponentes da construção da ponte. Com 325 metros de comprimento, possui duas linhas de trem lado a lado e uma passagem para pedestres.
No início de fevereiro de 1945, os Aliados recuperaram todo o território perdido durante a Batalha das Ardenas e retomaram seu avanço pela Renânia em direção ao Rio Reno, a última barreira natural para o coração da Alemanha. Eles planejavam lançar ataques através do Reno em vários locais durante o mês de março. O ataque principal seria realizado por tropas americanas e britânicas perto da cidade de Wesel, ao norte do Ruhr, o coração industrial da Alemanha. Antes desse ataque, no entanto, a captura fortuita de uma ponte mais ao sul, perto de Bonn, mudou o curso da batalha.
O Rio Reno é um dos mais importantes da Europa. O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior (em alemão, Vorderrhein) e o Reno posterior (Hinterrhein). Ele desagua no mar do Norte, misturando suas águas com as do rio Mosa, no grande delta. Atravessa ou acompanha seis países: a Suíça, a Áustria, o Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos.
No início de março, as tropas aliadas alcançaram a margem oeste do rio Reno, percorrendo a maior parte de sua extensão, ao norte da cidade de Colônia. Embora a maioria das pontes que cruzavam o rio tenha sido destruída quando as tropas americanas as alcançaram, uma delas não foi destruída. A Ponte Ferroviária Ludendorff, em Remagen, entre Koblenz e Bonn, foi capturada intacta pelas tropas da 9ª Divisão Blindada dos EUA em 7 de março de 1945. A infantaria blindada abriu caminho pela ponte sob intenso fogo inimigo enquanto os alemães tentavam destruí-la com cargas de demolição. Várias explosões danificaram parte da ponte, mas as cargas principais não dispararam e a ponte permaneceu de pé.
O terreno acidentado na margem leste do Reno, em Remagen, tornava a região um caminho pouco propício para a invasão da Alemanha, segundo o planejamento estratégico dos Aliados. Mesmo assim, os Aliados aproveitaram a oportunidade para transportar tropas, tanques e veículos através de uma ponte, em vez de atravessar o rio com barcos de assalto e pontes flutuantes. Os planos dos Aliados foram rapidamente ajustados para aproveitar essa oportunidade. Milhares de homens e veículos afluíram à cabeça de ponte que, embora sofresse repetidos contra-ataques alemães por uma semana, continuou a se expandir para o leste do Reno.
Uma semana após a travessia do Reno pela Ponte Ludendorff, sete divisões americanas se consolidaram a leste do Reno. Em 17 de março de 1945, a Ludendorff, severamente danificada nos combates de dez dias antes e ainda mais enfraquecida pelo tráfego intenso, afundou no Reno. Após a travessia, os exércitos aliados se prepararam para avançar para o interior da Alemanha.
No final da Segunda Guerra Mundial, as forças soviéticas avançaram sobre a Alemanha pelo leste e os Aliados ocidentais (principalmente Estados Unidos, Reino Unido e França) pelo oeste. Essa estratégia de ataque em duas frentes pressionou a Alemanha de ambos os lados, contribuindo para sua derrota final.
O episódio da Pontede Remagem foi levada ao cinema em 1969, dirigido por J0hn Guilhermin, com Willian Roberts, Richard Yates e Roger O. Hisron.
Fontes:
tvbrasil.ebc.com.br
wikipedia.org
google.com
encyclopedia.ushmm.org
filmow.com
 
 
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