segunda-feira, 1 de setembro de 2025

 Enoque.


Enoque foi um personagem bíblico conhecido por sua profunda relação com Deus, tanto que "andou com Deus" e não morreu, sendo levado ao céu por Deus. Ele é descrito como a sétima geração de Adão e pai de Matusalém. Enoque também é conhecido por ter profetizado sobre o juízo divino e a vinda de Jesus.





ENOQUE já tinha vivido por muitos anos. Hoje, quando pensamos em alguém que viveu bastante, talvez imaginemos uma pessoa com uns 90 anos. Mas Enoque já tinha mais de quatro vezes essa idade: 365 anos! Só que, para o mundo daquela época, mais de 5 mil anos atrás, ele não era muito velho. O primeiro homem, Adão, tinha mais de 600 anos quando Enoque nasceu. E Adão ainda teve mais três séculos de vida depois disso. Alguns dos descendentes de Adão viveram ainda mais do que ele. Então, é provável que Enoque, aos 365 anos, ainda parecesse bem jovem e forte. Ele talvez imaginasse que tinha a maior parte da sua vida pela frente. Mas não foi isso que aconteceu.

A Bíblia não explica a longevidade de alguns personagens, porém isso deve estar relacionado a uma espécie de premiação que alguns recebiam por adorar e obedecer Deus. Hoje em dia em algumas religiões ainda se observa que a obediência e o fiel seguimento das vontades de Deus podem acarretar uma vida pós a morte. Alguns falam em Paraíso, outros em vida reencarnada.

Enoque estava correndo risco de vida. Imagine Enoque fugindo para se esconder. Ele só pensava na reação que as pessoas tiveram quando ele falou a mensagem de Deus. Dava para ver a raiva estampada no rosto delas. Além de odiar Enoque, elas também detestavam a mensagem que ele pregava e o Deus que o tinha enviado. Elas não podiam atacar a Jeová, o Deus de Enoque. Mas podiam acabar com a vida do próprio Enoque, e era isso que pretendiam fazer! Naquele momento de aflição, ele talvez pensasse na sua esposa, nas suas filhas, no seu filho Matusalém e no seu neto, Lameque. (Gênesis 5:21-24 -0 5:21-23, 25) Será que ele veria sua família outra vez? Seria esse o seu fim?

Enoque





Enoque é um personagem bíblico um tanto misterioso. Só três passagens curtas da Bíblia falam sobre ele. (Gênesis 5:21-24; Hebreus 11:5; Judas 14,15) Mas esses textos são como peças importantes de um quebra-cabeça, que nos ajudam a visualizar a imagem de um verdadeiro homem de fé. Você se esforça para cuidar da sua família? Já precisou ter coragem para defender o que é certo? Então você pode aprender muito da fé que Enoque demonstrou.

O Livro de Enoque não foi incluído no cânone bíblico por várias razões, incluindo dúvidas sobre sua autoria e conteúdo que diverge de outros textos bíblicos. Embora algumas igrejas, como a Ortodoxa Etíope, o incluam em seus cânones, a maioria das denominações cristãs e a tradição judaica não o consideram escritura inspirada.






Um dos principais motivos da não inclusão do Livro de Enoque, foi a sua autoria; uma vez que nunca foi comprovado que o texto foi escrito por ele. Outra e mais importante foi a dissociação dos ensinamento estabelecidos nos outros quatro livros , além da abordagem dos anjos caídos e a crença em gigantes.



O primeiro livro de Enoque tem cinco seções. James H. Charlesworth descreve o livro da seguinte forma: 4

1. Livro dos Vigilantes (1-36)
2. Livro das Similitudes (37-71)
3. Livro dos Escritos Astronômicos (72-82)
4. Livro das Visões dos Sonhos (83-90)
5. Livro da Epístola de Enoque (91-107)

Os capítulos 1 a 5 fornecem uma breve introdução a Enoque e abordam os principais temas de recompensas, punição, o fim do mundo e o julgamento final. O livro 1 inclui os capítulos 6 a 36 e trata principalmente de anjos, da Árvore da Vida, de Jerusalém e do universo. O livro 2 inclui os capítulos 37 a 71 e trata do Único, do Filho de Deus, ou o Messias, da ressurreição, do dilúvio, de Noé, do julgamento futuro e do paraíso. O livro 3 inclui os capítulos 72 a 82, que tratam das estrelas, da lua, da astronomia, do universo e da missão de Enoque. O livro IV inclui os capítulos 83 a 90, que tratam de previsões sobre o dilúvio, um esboço histórico, o futuro de Israel e o reino messiânico. O livro V inclui os capítulos 91 a 105, que tratam de vários desafios para os ímpios e os justos. Os capítulos finais, 106 a 108, discutem o pecado após o dilúvio até a vinda do Messias.

Segundo a Bíblia, Enoque não viu a morte, ele foi arrebatado e levado aos Céus por Deus.

Gênesis simplesmente diz: “Enoque continuou andando com o verdadeiro Deus. Depois, ele não foi mais visto, porque Deus o tomou.” (Gênesis 5:24) Em que sentido Deus tomou Enoque? O apóstolo Paulo explicou: “Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de ser transferido, ele recebeu o testemunho de que havia agradado a Deus.” (Hebreus 11:5)

Segundo a Bíblia dois seres foram arrebatados para o Céu sem morrer, Enoque e Elias.


Enoque: O livro de Gênesis relata que Enoque foi trasladado para não experimentar a morte. Ele é descrito como um homem que andava com Deus e agradava a Ele.

Elias: O profeta Elias foi arrebatado ao céu em um redemoinho, em uma carruagem de fogo e cavalos de fogo. Ele também não morreu fisicamente antes de ser levado.

A Igreja Católica crê que a Virgem Maria foi elevada ao céu em corpo e alma, um dogma conhecido como Assunção de Maria.

Essa crença não é encontrada na Bíblia, mas é uma tradição da Igreja e foi definida como dogma em 1950 pelo Papa Pio XII, segundo a Aleteia. A Assunção de Maria é celebrada no dia 15 de agosto.




Fontes:

wikipedia.org
google.com
Hines, Raymond K. - Os 3 livros de Enoque - 2024
jw.org/pt
www.neverthirsty.org/bible

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...