sexta-feira, 19 de setembro de 2025

 Romantismo no Brasil.


O romantismo brasileiro foi um movimento artístico e literário baseado no romantismo europeu que ocorreu, oficialmente, entre os anos de 1836 e 1881 no Brasil. Surgiu por conta da Independência do Brasil e da consequente necessidade de se criar uma cultura brasileira propriamente nacional. Seu marco inicial é a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e suas principais características são o nacionalismo e o subjetivismo.

Gonçalves de Magalhães




Suspiros Poéticos e Saudades é um livro de poesias escritas segundo as impressões dos lugares; ora sentado entre as ruínas da antiga Roma, meditando sobre a sorte dos impérios; ora no cimo dos Alpes, a imaginação vagando no infinito como um átomo no espaço; ora na gótica catedral, admirando a grandeza de Deus e os prodígios do cristianismo; ora entre os ciprestes que espalham sua sombra sobre túmulos; ora, enfim, refletindo sobre a sorte da pátria, sobre as paixões dos homens, sobre o nada da vida. São poesias de um peregrino, variadas como as cenas da natureza, diversas como as fases da vida, mas que se harmonizam pela unidade do pensamento e se ligam como os anéis de uma cadeia; poesias d'alma e do coração, e que só pela alma e o coração devem ser julgadas.

Quem ao menos uma vez separou-se de seus pais, chorou sobre a campa de um amigo, e armado com o bastão de peregrino, errou de cidade em cidade, de ruína em ruína, como repudiado pelos seus; quem no silêncio da noite, cansado de fadiga, elevou até a Deus uma alma piedosa, e verteu lágrimas amargas pela injustiça, e misérias dos homens; quem meditou sobre a instabilidade das coisas da vida e sobre a ordem providencial que reina na história da humanidade, como nossa alma em todas as nossas ações; esse achará um eco de sua alma nestas folhas que lançamos hoje a seus pés, e um suspiro que se harmonize com o seu suspiro.



Invocação ao anjo da poesia


A voz de minha alma

Quando da noite o véu caliginoso
do mundo me separa,
e da terra os limites encobrindo,
vagar deixa minha alma no infinito,
como um subtil vapor no aéreo espaço,



uma angélica voz misteriosa
em torno de mim soa,
como o som de uma flauta harmoniosa,
que em sagradas abóbadas reboa.
donde vem esta voz? -Não é de virgem,


que ao prazo dado o bem-amado aguarda,
e mavioso canto aos céus envia;
esta voz tem mais grata melodia!








Com a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, os escritores desse período buscam a autonomia da literatura, retomando diversos aspectos da cultura brasileira. Isso porque durante séculos de colonização, o Brasil sofreu forte influência dos modelos europeus, sobretudo de Portugal.

Nesse momento, os folhetins, pequenos capítulos de romances publicados nos jornais, começam a se popularizar no país, o que fez surgir um público leitor, tornando a leitura mais acessível.

Alguns escritores que tiveram grande destaque no Romantismo no Brasil foram:

Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias
José de Alencar
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Castro Alves



As principais características da literatura romântica no Brasil são:
Rompimento com a tradição clássica: o romantismo veio romper com os modelos clássicos greco-romanos, fundamentados na busca da perfeição e na arte erudita.

Maior liberdade formal: contrário ao formalismo e tradicionalismo das escolas anteriores, o romantismo utiliza versos sem rima e sem métrica, além de uma linguagem informal e regionalista.

Indianismo: o indígena é eleito como herói nacional, sendo idealizado como um ser puro e inocente.

Nacionalismo e ufanismo: os valores culturais, históricos e artísticos do Brasil são exaltados pelos escritores que mostram orgulho da nação.

Culto à natureza: associado ao nacionalismo, as belezas naturais do país são enfatizadas pelos autores de maneira grandiosa.

Amor platônico, idealismo: a idealização da sociedade, do amor e da realidade são comuns nas obras românticas.

Idealização da mulher: para os escritores românticos, a mulher representava a beleza, a pureza, a inocência e a delicadeza.

Subjetivismo e egocentrismo: a literatura romântica foca nos sentimentos e emoções dos autores, reunindo textos de caráter individualista.

Sentimentalismo exacerbado: a supervalorização das emoções pessoais, mostra que os escritores desse momento se opõem ao pensamento racional e objetivo.

Religiosidade: oposto ao racionalismo, que desconsidera os valores religiosos, no romantismo há uma preocupação em se apegar aos valores cristãos.

Evasão e escapismo: com o desejo de fugir do cotidiano, da realidade e dos sofrimentos, os autores românticos criam um ambiente idealizado.

Outro poeta da Primeira Fase do Romantismo no Brasil foi Gonçalves Dias.



Gonçalves Dias (1823-1864) foi um escritor focado em temas nacionais e indianistas, autor das seguintes obras: Canção do Exílio (1843), I-Juca- Pirama (1851) e Os Timbiras (1857).

Exemplo de poema da primeira geração romântica:

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Castro Alves



Poemas como Canção do Exílio, demonstram uma grande saudade da terra natal, uma das principais características no Romantismo no Brasil.


2.ª fase do Romantismo no Brasil (1853 a 1869)

Conhecida como a geração do “Mal do Século” ou “Ultrarromântica”, a segunda geração romântica foi profundamente influenciada pelos poemas do inglês George Gordon Byron, (1788-1824). Por isso, é muitas vezes chamada de geração “Byroniana”.

Marcada por aspectos negativos, os poemas desse período romântico é permeada dos temas: egocentrismo, negativismo, pessimismo, dúvida, desilusão, boêmia, exaltação da morte e fuga da realidade.


Escritores e obras da segunda geração romântica

No Brasil, os principais escritores dessa geração foram:

Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Fagundes Varela
Junqueira Freire

Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um dos principais escritores desse momento, com uma obra focada na tristeza e na morte, tais como: Se eu morresse amanhã (1852) e Lira dos vinte anos (1853).

Casimiro de Abreu (1839-1860) explorou temas como a saudade da infância e a tristeza. Durante sua vida, publicou somente uma obra, seu livro de poesias As primaveras (1859).

Fagundes Varela (1841-1875) possui uma obra focada em temas pessimistas e melancólicos. Destacam-se: Noturnas (1861), Cântico do Calvário (1863) e Cantos e fantasias (1865).

Junqueira Freire (1832-1855) explorou temas religiosos e o conflito existencial, sendo que sua obra de maior destaque é Inspirações do Claustro, publicada postumamente.

Exemplo de poema da segunda geração romântica:

"Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
De despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!" 

(Trecho do poema Meus Oito Anos, de Casimiro de Abreu)

Casimiro de Abreu



3.ª fase do Romantismo no Brasil (1870 a 1880)



Chamada de “Geração Condoreira” (vem da ave Condor, símbolo de liberdade), a terceira geração romântica é caracterizada pelos poemas libertários e sociais.

Esse período está associado ao condor, águia da cordilheira dos Andes, com o intuito de revelar sua mais importante característica: a liberdade.

Essa geração sofreu grande influência do escritor francês Victor-Marie Hugo (1802-1885), daí ser conhecida também como geração “Hugoana”.

O grande foco dos escritores desse momento, foi os problemas sociais e também o abolicionismo.

Escritores e obras da terceira geração romântica



No Brasil, os principais representantes da terceira fase romântica foram:

Castro Alves
Tobias Barreto
Sousândrade

Castro Alves (1847-1871), fundador da poesia social, ficou conhecido com o “poeta dos escravos”, pois abordou temas abolicionistas. Sua obra mais relevante do momento é O Navio Negreiro (1869).

Tobias Barreto (1839-1889) foi um grande expoente da poesia social e lírica dessa geração. Merece destaque suas obras: Amar (1866), A Escravidão (1868) e Dias e noites (1893).

Sousa Andrade (1833-1902) foi um dos poetas mais originais e vanguardistas da terceira geração. De sua obra, destacam-se: Harpas Selvagens (1857) e O Guesa, livro escrito entre os anos de 1858 e 1888.

Exemplo de poema da terceira geração romântica:

"Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite…
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs." 

(Trecho do poema O Navio Negreiro, de Castro Alves)




Na prosa tiveram destaque escritores como José de Alencar, com obras como: 

O Guarani
Iracema 
Ubirajara

José de Alencar



Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. 

(Trecho da obra Iracema, de José de Alencar)



Prosa urbana: retrata as tramas da burguesia em ascensão no Rio de Janeiro. O principal autor é Joaquim Manuel de Macedo, autor de A Moreninha, o primeiro romance romântico brasileiro de sucesso.

Prosa regionalista: retrata o interior do Brasil e os seus costumes. O principal autor é Bernardo de Guimarães, autor de A escrava Isaura.

Prosa histórica: retrata a formação do povo brasileiro, mas sem destaque ao indígena. A principal obra nessa temática é As minas de prata, também de José de Alencar.



`Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinária azul-
clara desenhava-se lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada, e desdobrando-se lhe  em roda amplas ondulações
parecia uma nuvem, do seio da qual se erguia a cantora como Vênus nascendo
da espuma do mar, ou como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas.
Uma pequena cruz de azeviche presa ao pescoço por uma fita preta constituía o seu único ornamento.

Apenas terminado o canto, a moça ficou um momento a cismar com os dedos sobre o teclado como escutando os derradeiros ecos da sua canção.´ (Trecho de A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães)


Fontes:

wikipedia.org
google.com
todamateria.com.br
horizonte.unam.mx
bibliotecamundial.com.br
drive.google.com

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