sexta-feira, 12 de setembro de 2025



Na língua portuguesa, alguns dos erros mais comuns incluem o uso inadequado de "a" e "há", "mal" e "mau", "onde" e "aonde", além de confusões na concordância verbal e nominal. Também é comum a utilização incorreta de "em vez de" e "ao invés de", e a redundância em frases como "há muitos anos atrás".









Erros comuns:

1. "A" e "Há":

"A" é usado para indicar tempo futuro ou distância, enquanto "há" indica tempo passado, podendo ser substituído por "faz". Ex: "Daqui a pouco tempo" (futuro), "Há muitos anos" (passado, pode ser "Faz muitos anos").

2. "Mal" e "Mau":

"Mal" opõe-se a "bem", e "mau" opõe-se a "bom". Ex: "Ele é mau (bom) caráter", "Ele age mal (bem)".

3. "Onde" e "Aonde":

"Onde" indica lugar fixo, enquanto "aonde" indica movimento em direção a um lugar. Ex: "Onde você mora?" (lugar fixo), "Aonde você vai?" (movimento).

4. Concordância Verbal:

Erros de concordância ocorrem quando o verbo não concorda em número e pessoa com o sujeito. Ex: "As meninas foram ao cinema" (correto), "As meninas foi ao cinema" (incorreto).

5. Concordância Nominal:

Erros de concordância nominal ocorrem quando adjetivos, artigos, pronomes e numerais não concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex: "As casas novas" (correto), "As casas novo" (incorreto).

6. "Em vez de" e "Ao invés de":

"Em vez de" significa "em lugar de", enquanto "ao invés de" significa "ao contrário". Ex: "Em vez de ir ao cinema, vou ficar em casa" (em lugar de), "Ao invés de chover, fez sol" (ao contrário).

7. "Há muitos anos atrás":

É redundante usar "há" e "atrás" juntos, pois ambos indicam tempo passado. A forma correta é usar apenas um deles: "há muitos anos" ou "muitos anos atrás". `Eu nasci há muitos anos atrás` (Raul Seixas) - gramaticalmente a frase está errada.

8. "Para mim" e "Para eu":

"Para mim" é usado quando "mim" é objeto da ação, enquanto "para eu" é usado quando "eu" é sujeito da ação. Ex: "Isso é para mim" (objeto), "Isso é para eu fazer" (sujeito).

9. "Impresso" e "Imprimido":

"Impresso" é usado com os verbos "ser" e "estar", enquanto "imprimido" é usado com os verbos "ter" e "haver". Ex: "O documento foi impresso" (ser), "Eu tinha imprimido o documento" (ter).

10. "Mas" e "Mais":

"Mas" é uma conjunção adversativa (oposição), enquanto "mais" indica adição ou intensidade. Ex: "Eu queria ir, mas estava cansado" (oposição), "Eu quero mais bolo" (adição).

11. Menos e Menas - A palavra Menas não existe. Menos é um advérbio de quantidade e os advérbios são invariáveis, ou seja não se flexionam com o substantivo.

Tem menos gente hoje (correto) Tem menas gente hoje (errado).

Os verbos fazer e haver no sentido de tempo  e de existir são impessoais, ou seja ficam na terceira pessoa do singular.

Assim: Faz dez anos da Copa do Mundo no Brasil (correto)
              Fazem dez anos da Copa do Mundo no Brasil (errado)

Haviam muitas pessoas na sala (errado)
Havia muitas pessoas na sala (correto)




Fontes:

guiadoestudante.abril.com.br
todamateira.com.br
poirtugues.com.br
google.com
noirmaculta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...