Copacabana
O nome Copacabana, bairro da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tem suas origens na homônima cidade da Bolívia.
Segundo a lenda, após a chegada dos espanhóis à região da Copacabana boliviana, Nossa Senhora teria aparecido no local para Francisco Tito Yupanqui, um jovem pescador, que, em sua homenagem, teria esculpido uma imagem da santa que ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana: a Virgem vestida de dourado pousada sobre uma meia-lua. No século XVII, comerciantes peruanos de prata (chamados na época de "peruleiros") trouxeram uma réplica dessa imagem para a praia do Rio de Janeiro então chamada de Sacopenapã (nome tupi que significa "caminho de socós" aves diurnas). Sobre um rochedo dessa praia, construíram uma capela em homenagem à santa. Tal capela, com o tempo, passou a designar a praia e o bairro e demolida em 1918, para ser erguido, em seu lugar, o atual Forte de Copacabana.
Outra vertente da história é confirmada por historiadores que relatam que a Igrejinha de Copacabana, que batizou o bairro e a praia (que na época se chamava "Sacopenapã"), foi construída por pescadores no início do século XVIII em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana. A imagem de Nuestra Señora de Copacabana, que ficava na igreja, foi trazida da Bolívia no final do século XVIII. Com a demolição do pequeno templo em 1918, a imagem foi recolhida pela família Teffé e colocada na capela do Castelo São Manoel, propriedade da família Teffé em Petrópolis. A mesma imagem retornou para a nova Igrejinha de Copacabana, no Posto 6 junto ao Forte, em 8 de dezembro de 1953, quando o novo templo ainda era construído.
Copacabana, a colônia de pescadores que tornou-se o principal polo de negócios e serviços, gastronomia e dos melhores hotéis no Rio de Janeiro.
Evoluiu da decadência do fechamento dos cassinos para centro da noite carioca dos anos 1950 (no auge com a Boate Vogue) e 1960 através da revolução musical que aconteceu no Beco das Garrafas!
Com um século de existência, o Belmond Copacabana Palace continua a ser um dos mais importantes estabelecimentos hoteleiros da cidade e do Brasil, com duzentos e trinta e nove apartamentos e suítes, divididos entre o prédio principal e anexo, em uma área de onze mil metros quadrados.
O Belmond Copacabana Palace é conhecido em todo o Brasil por hospedar celebridades internacionais que visitam a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, o hotel também é conhecido por realizar alguns dos mais badalados eventos sociais do Brasil.
Músicas foram feitas para exaltar a beleza da praia.
Copacabana princesinha do mar
João de Barro/Alberto Ribeiro
O cantor Barry Manilow também canta uma música de nome Copacabana, mas refere-se a uma boate de Nova York.
Copacabana - Barry Manilow
Fontes:
wikipedia.org
google.com
copacabana.com
letras.mus.br
youtube.com
dosmanosperu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário