quinta-feira, 10 de abril de 2025



Hoje vamos abordar sobre a correta utilização dos pronomes: teu, seu, tua sua.




A diferença entre “seu” e “teu” é a pessoa do discurso a que se referem. “Seu” se refere à terceira pessoa, enquanto “teu” se refere à segunda pessoa.

A segunda pessoa do discurso é aquela a quem nos dirigimos diretamente. No português, a segunda pessoa é representada pelo pronome “tu”. Os pronomes possessivos que se referem à segunda pessoa do discurso são “teu” e “tua”.

A terceira pessoa do discurso é aquela a quem não nos dirigimos diretamente. No português, a terceira pessoa do discurso é representada pelos pronomes “ele”, “ela”, “eles” e “elas”. Os pronomes possessivos que se referem à terceira pessoa do discurso são “seu” e “sua”.

Exemplos da segunda pessoa do discurso: Teu livro é muito interessante. Tua casa é muito bonita.

Exemplos da terceira pessoa do discurso: Seu carro está estacionado na rua. Sua irmã é muito inteligente.

Quando eu estava na escola era comum dizer que se a pessoa estava próxima usava-se o teu, tua; se a pessoa estivesse distante usava-se seu e sua.

Essa era uma forma canhestra de tentar entender algo que muitos não entendem.

Quando estamos falando com uma pessoa diretamente usamos o teu /seu. Quando falamos de uma terceira pessoa usamos seu/sua.



Explico melhor. É como se nós dois estivéssemos conversando sobre o vizinho e ele não estivesse presente. Imagine que a conversa fosse sobre um cachorro e tu me dissesses: Jackson, o vizinho viajou e seu cachorro ficou em minha casa. Achei sua atitude estranha, mas não me recusei, afinal seu animal é um amor!



Percebes? Estamos falando de um outro alguém. Neste caso, o pronome indica que existem dois interlocutores (1ª pessoa EU e 2ª pessoa TU) dialogando sobre uma terceira pessoa (3ª o vizinho, ele/ela) representada pelo pronome SEU.



Sendo assim, qual a conclusão afinal? De quem é o cachorro em questão? Meu ou do vizinho? Do vizinho, claro!!



Toda vez que se quiser indicar um terceira pessoa usa-se o pronome SEU ao invés do pronome TEU que indica referência à segunda pessoa do singular Tu.



E quanto ao pronome TEU quando usá-lo coerentemente?



Imagine que o animal seja meu e não do vizinho - que seria, neste caso, a 3ª pessoa. E me dissesses: Jackson, você viajou e o teu cachorro ficou em minha casa. Achei tua atitude estranha, mas não me recusei, afinal o teu animal é um amor!



Consegues perceber a diferença? O uso do TEU em lugar do SEU muda todo o contexto da oração, não é verdade? Pois não existe uma terceira pessoa. O que há são duas pessoas conversando e a primeira (EU representada pelo pronome 'minha', neste caso você que está lendo o texto) reporta-se à segunda pessoa (TU, neste caso representada pelo pronome 'TEU') diretamente e não a uma terceira pessoa. Deu para entender? ¹


Fontes:

blog.luraeditorial.com.br
pt.quora.com
mundoeducacao.uol.com.br
recantodasletra.com.br
¹ jackson cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...