Hoje morreu uma das lendas da canção internacional, Tony Bennett.
Anthony Dominick Benedetto (Nova Iorque, 3 de agosto de 1926 — Nova York, 21 de julho de 2023), foi um cantor norte-americano de traditional pop standards, show tunes, e jazz, com mais de 70 anos de carreira. Bennett também foi um talentoso pintor, tendo criado obras - sob o nome de Anthony Benedetto - que estão em exposição pública permanente em diversas instituições. Ele é o fundador da Frank Sinatra School of the Arts em Nova Iorque. Até 2009, já tinha atingido a marca de 50 milhões de discos vendidos, em todo o mundo.
Sua música mais conhecida foi "I left my heart in San Francisco"
Durante mais de 50 anos de carreira Tony Bennett foi agraciado dois prêmios Grammy, o primeiro em 1963 e o último com o álbum gravado co Lady Gaga em 2022. Ao todo foram 20 grammys
Gravou um álbum com a cantora Amy Winehouse.
Tony Bennett e Any WineHouse
O seu primeiro grande sucesso foi “Because of You“, uma balada produzida por Miller com um arranjo orquestral luxuriante de Percy Faith. Ele começou a ganhar popularidade nos jukeboxes, em seguida, alcançou o número um nas paradas pop em 1951 e permaneceu lá por 10 semanas, vendendo mais de um milhão de cópias. No final daquele ano ele alcançou o topo das paradas por uma versão semelhante ao estilo de Hank Williams de “Cold, Cold Heart” o que ajudou a introduzir Williams e a música country, em geral, a um público mais amplo, a ter maior nacional. Miller e o grupo Faith continuaram a trabalhar em todos os primeiros sucessos de Bennett. Gravação de Bennett “ Blue Velvet” também foi muito popular e atraiu fãs adolescentes escandalosas em shows no famoso ‘’Paramount Theater’’, em Nova York (Bennett fez sete shows por dia, a partir das 10h30) e em outros lugares.
Tony Bennet e Lady Gaga
Em 12 de fevereiro de 1952, Bennett casou com a estudante de arte e fã de jazz de Ohio Patricia Beech, que conhecera no ano anterior após uma apresentação numa discoteca em Cleveland. Duas mil fãs vestidas de preto se reuniram em frente a cerimônia na Catedral St. Partick em Nova York simulando estarem de luto. O casal teve dois filhos, D'Andrea (Danny, nascido 1954) e Daegal (Dae, nascido 1955).
Ele tinha sido diagnosticado com Alzheimer em 2016.
Em uma carreira que durou oito décadas, Bennett encantou Bob Hope e Frank Sinatra, que o chamou de “melhor cantor da indústria”, e gravou dois álbuns de duetos com Lady Gaga.
Ele inclusive, utilizando seu talento de pintor fez um retrato da artista que pouso nua para ele.
Outros parceiros em seus populares álbuns “Duets” variaram de Paul McCartney e a rainha do soul Aretha Franklin ao astro country Willie Nelson e o vocalista da banda U2, Bono.
Em 2012, Bennett lançou um álbum em parceria com artistas latino-americanos, que incluiu os brasileiros Roberto Carlos, Ana Carolina e Maria Gadu.
Blue Velvet - Tony Bennett e Maria Gadu
Fontes:
wukipedia.org
google.com
yioutube.com
folha.uol.com.br
uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário