sábado, 22 de abril de 2023

No dia 22 de abril de 1616, ocorreu a morte de dois dos maiores escritores da literatura mundial: Miguel de Cervantes e William Shakespeare.



Acredita-se que, no dia 22 de abril de 1616, morreram dois dos maiores nomes da literatura universal: o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes. Há, contudo, grande polêmica em torno da coincidência da morte dos dois.





Na época, a Inglaterra, reticente às inovações do continente europeu, vivia ainda com o calendário juliano enquanto a Espanha já havia adotado o gregoriano. Isso quer dizer que Cervantes pode ter falecido onze dias antes que Shakespeare.
Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547. Filho do cirurgião Rodrigo e Leonor de Cortinas, tinha seis irmãos.





Miguel de Cervantes estudou em sua terra natal, em Valladolid e Madri. Em 1563, a família foi morar em Sevilha, onde estudou gramática e latim, com padres jesuítas. Nessa época, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência.



Em 1575, regressava para a Espanha, mas o navio em que viajava foi atacado por piratas mouros, e Cervantes foi levado para Argel e aí feito escravo de Dali Mami. Durante cinco anos permaneceu dentro dos muros da cidade, a dar aulas e escrever poemas religiosos.

Depois de várias tentativas de fuga era levado para o calabouço. Em 1580, Miguel de Cervantes foi resgatado por sua família e um religioso, por 500 ducados de ouro. Durante os quatro anos seguintes, Cervantes participou de batalhas que o levaram a conhecer Portugal.




Em 1605, foi publicada a primeira parte do livro "Dom Quixote" (EL Ingenioso Hidalgo don Quijote de la Mancha) que teve aceitação imediata e seis edições no mesmo ano do lançamento. Escrevendo e tratando de negócios, Cervantes leva uma vida próspera em sua casa em Valladolid, junto com sua família. Em 1606 muda-se par Madri.


A obra “Dom Quixote” teve um sucesso tão grande que, em 1614, surge uma falsa segunda parte de Dom Quixote assinada por Avellaneda. Em 1615 Cervantes publica a segunda parte de Dom Quixote. A obra foi difundida em toda parte, até se tornar o mais lido romance em todo o mundo, por crianças e adultos.






Ao escrever a obra, Cervantes pretendia ridicularizar os livros de cavalaria que gozavam de imensa popularidade na época. A obra impressiona por sua feição realista. A ação principal do romance gira em torno das três incursões feitas pelo protagonista por terras da Mancha, de Aragão e de Catalunha.


Willian Shakespeare




William Shakespeare foi um grande escritor e dramaturgo inglês. É considerado o poeta nacional da Inglaterra e o maior dramaturgo da literatura mundial.



Shakespeare nasceu na pequena cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564.

Filho de John Shakespeare, subprefeito de Stratford, e de Mary Arden, William foi um dos mais influentes dramaturgos e poetas do mundo.

Ele foi agraciado com uma boa educação manifestando, desde cedo, seu talento artístico.

Casou-se com 18 anos, em 1582, com Anne Hathaway, e juntos tiveram três filhos: Susanna, Judith e Hamnet.

Foi na cidade de Londres que Shakespeare buscou oportunidades na área cultural.

The Globo Theatre



Em 1594, entrou para a "Companhia de Teatro de Lord Chamberlain" e, anos mais tarde, torna-se sócio do “Globe Theatre” (Shakespeare's Globe Theatre ou New Globe Theatre).

Esse teatro, próximo ao rio Tâmisa, em Londres, foi fundado por James Burbage, ator e empresário. Ele foi responsável por construir o primeiro Teatro de Londres o “TheTheatre”.

Shakespeare possui uma vasta obra com cerca de 40 peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas, bem como poemas narrativos e sonetos.

Suas peças mais conhecidas são ; Romeu e Julieta, Hamlet e Otelo, o mouro de Veneza.

Shakespeare, assim como Miguel de Cervantes morreu em 22 de abril de 1616 em Stratford-upon-Avon , Inglaterra.


Fontes:

wikipedia.org
google.com
ebiografia.com
todamateria.com.br
operamundi.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...