terça-feira, 3 de janeiro de 2023

 Hoje vamos falar dos tipos de prosa.



Em primeiro lugar vamos definir o que é prosa.

Prosa é uma forma de expressão escrita, onde o texto é dividido em parágrafos, com um núcleo central de onde se discorre a trama.

Não possui rimas, ou métrica, ou musicalidade; é uma forma de narrar da forma como nos comunicamos usualmente.

Dentro da prosa temos diversas formas de expressão como o conto, a novela, a crônica, o romance.

Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romântico, etc. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

Conto: É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.
Os parágrafos são menores e as frases mais curtas.

Novela: Muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Em comparação ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao Conto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens.

Crônica: Por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.

Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente, no objetivo do texto, que é o de dar algum ensinamento, uma moral. Outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos.

Parábola: É a versão da fábula com personagens humanas. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo. Para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas.

Apólogo: Tal qual à fábula e a parábola ensina algo através do texto com a diferença de ser composta  por seres animados ou inanimados, reais ou fictícios, reais ou imaginários.

Anedota: Tem como função principal causar o riso, sendo primordial os efeitos da narração e da entonação de voz, geralmente transmitido de forma oral, o que não impede que seja transmitido também pela escrita.

Lenda: É uma história fictícia com personagens reais ou imaginários, normalmente transmitida de forma oral, mais tarde se transformado em linguagem escrita.


Fontes:
infoescola.com
significados.com
resumoescolar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...