domingo, 21 de agosto de 2022

 Vamos falar do escritor espanhol Frederico Garcia Lorca.



Frederico Garcia Lorca



O autor nasceu no dia 5 de junho de 1898 em Granada e faleceu em 18 de agosto de 1936 na mesma cidade. Foi poeta e dramaturgo e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. Grande parte dos seus primeiros trabalhos baseiam-se em temas relativos à Andaluzia, à música, ao folclore regional e aos ciganos. 


Garcia Lorca


Morou nos Estados Unidos e em Cuba, período de seus poemas surrealistas, manifestando seu desprezo pelo modo de vida estadunidense. Voltando à Espanha, criou um grupo de teatro chamado La Barraca. Não ocultava suas ideias socialistas e tendências homossexuais. García Lorca foi ainda um excelente pintor, compositor precoce e pianista. Chamam atenção seus livros Bodas de sangue, Yerma, Romanceiro gitano e outros poemas e Dona Rosita, a solteira.

Sua obra mais importante foi Bodas de sangue, uma peça teatral que estreou em Madri em 1933.




Bodas de Sangue narra a tragédia de um Noivo que, no dia de seu casamento, vê sua Noiva fugindo com um rapaz de nome Leonardo, seu antigo e grande amor. Após um embate de desejos e mágoas, Noiva e Leonardo reconciliam seu romance passado e, após a cerimônia do matrimônio dela, se entregam à arrebatadora paixão e aos impulsos do desejo. Não há mais o que fazer a não ser fugir e viver esse romance longe do olhar sufocante daquela comunidade. Porém, o Noivo não vai aceitar a humilhação a qual foi submetido. E, então, a caçada aos amantes irresponsáveis começa.

É interessante ver como Lorca se utiliza de muitos símbolos durante os atos que antecedem à luta mortal entre o Noivo e Leonardo. A poesia é um elemento chave para intensificar as emoções, reforçar a tensão dramática e deixar o público à espera do cálice amargo daquela paixão desenfreada. Lua e Morte se transformam em personagens e lançam o público de vez para as profundezas da poesia e, através de todos os seus versos, Lorca revela como o vinho das bodas passa a ter o gosto, ainda quente, do sangue.




O lançamento do “Livro de Poemas” (1921) despertou grande atenção da crítica, mas após a publicação de “Canções Ciganas” (1927) García Lorca foi definitivamente consagrado pela crítica. Em 1928, com o lançamento de “Romanceiro Gitano”, para muitos a maior de suas obras poéticas, García Lorca ingressou na galeria dos grandes nomes da poesia espanhola.

O Romanceiro Gitano – ora cerebral, ora popular, ou uma fusão dessas duas maneiras – constitui a própria essência do pensamento e da sensibilidade hispânica, expressando principalmente a alma andaluza.

Romanceiro Gitano – Romance da lua, lua (trecho)


Sua lua de pergaminho
Preciosa tocando vem,
por um anfíbio sendeiro
de cristais e louros.
O silêncio sem estrelas,
fugindo do sonsonete,¹
cai onde o mar bate e canta
sua noite cheia de peixes.
Nos picos da serra
os soldados dormem
guardando as brancas torres
onde vivem os ingleses.
E os ciganos da água
levantam para se distrair,
coretos de caracóis
e ramos de pinho verde (...)

¹ - sons incessantes e repetidos


Federico García Lorca foi fuzilado na cidade de Granada, Espanha, no dia 18 de agosto de 1936, por ordem de oficiais da ditadura do general Francisco Franco, no auge de sua produção literária.

Frederico Garcia Lorca




Lorca Jamais deixou de manifestar sua aversão aos fascistas e aos militares franquistas. Era considerado comunista pela facção ultradireitista. Foi uma das vítimas da Guerra Civil Espanhola que matou mais de 1 milhão de pessoas. Até hoje seus restos mortais não foram encontrados.


Fontes:

blog.estantevirtual.com.br
assistoporquegosto.com.br
google.com
wikipedia.org
ebiografia.com
educalingo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...