domingo, 7 de agosto de 2022

Hoje faz 80 anos, Caetano Emanoel Viana Teles Veloso, ou Caetano Veloso, um dos maiores cantores e compositores do Brasil.

Nascido em Santo Amaro, na Bahia em 07 de Agosto de 1942. Em 1965 lança seu primeiro disco "Cavaleiro/Samba em Paz.

 

Nessa época conhece Gilberto Gil, Gal Costa  e Tom Zé. A primeira vez que vi Caetano foi num programa na antiga TV Record Canal 7 de São Paulo chamado "Essa noite se improvisa, e depois em decorrência do sucesso passou a chamar "Essa noite se mimica".







Caetano um ilustre desconhecido venceu a competição. Mais tarde em 1967 participou do Festival da Música Popular Brasileira com um de seus maiores sucessos "Alegria, Alegria", com o grupo argentino Beach Boys.




Nesse ano criou o Tropicalismo, um movimento cultural e musical  que transformou as artes no Brasil.

Em 1969, foi preso pela ditadura militar junto com Gilberto Gil e foi exilado em Londres, Inglaterra.


London, London




Em fins de 1971, também lançou o compacto duplo "O Carnaval de Caetano", com destaque para a canção "Chuva, suor e cerveja", que obteve enorme sucesso no ano seguinte. Na época, lançou outros compactos destinados ao mercado carnavalesco: "Piaba", "Um frevo novo", "A filha da Chiquita Bacana", "Massa real" e "Deus e o diabo".

A última obra da trilogia foi "Joia" (1975), lançado juntamente com "Qualquer coisa". A capa original deste primeiro foi censurada por exibir um autorretrato, a então mulher e o filho nus - num desenho de sua autoria, cuja capa só seria reconstituída dezesseis anos depois, quando da reedição em CD.

Outras palavras


Em 1981, o disco "Outras palavras" atingiu a marca de 100 000 cópias vendidas, tornando-se o maior sucesso da sua carreira até então e lhe garantindo o seu primeiro disco de ouro. A vendagem deste disco foi impulsionada pelos sucessos "Lua e estrela" e "Rapte-me camaleoa", esta última composta em homenagem à atriz Regina Casé. Neste disco, também homenageou a também atriz Vera Zimmerman, com a canção "Vera Gata", a língua portuguesa, numa incursão poética vanguardista (com a faixa-título), o estado de São Paulo ("Nu com a minha música"), o poeta Paulo Leminski ("Verdura"), a cultura do candomblé e umbanda ("Sim/não"), o grupo Os Trapalhões ("Jeito de corpo") e o cantor francês Henri Salvador (Dans mon île), a quem também homenagearia na canção "Reconvexo", gravada por Maria Bethânia. Nessa mesma época, causou polêmica ao se desentender com a imprensa especializada (jornalistas e poetas como Décio Pignatari, com quem se reconciliaria em 6 de dezembro de 1986, José Guilherme Merquior - que o acusou de "pseudointelectual que tenta usurpar a área do pensamento", e Paulo Francis.


Lua e estrela


A 25 de março de 1996, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D.Henrique, de Portugal.


Trem das cores


Lançou ainda o CD "Noites do norte" (2000), que trata das culturas negras e africanas, onde todas as canções são inéditas, e cuja-faixa título foi extraída de um trecho de livro de Joaquim Nabuco, e que também originou um álbum duplo ao vivo e um DVD, contendo a íntegra do espetáculo. Gravou um disco com Jorge Mautner em 2002, Eu não peço desculpa, que inclusive foi indicado ao prêmio "Grammy Latino"

Considerado também um grande intelectual, Caetano Veloso, em entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas, diz que "... entre Merleau-Ponty que defendia a percepção do mundo por meio do corpo, e Sartre, que defendia a tomada de posição intelectual, sempre fui mais Sartre, desde a universidade", sendo retrucado pelo entrevistador que argumenta que sendo Caetano homem de "afirmação erótica" e de "presença intensa", estaria mais para Merleau-Ponty. Ao que Caetano acrescentou: "Pois é. Mas o fato é que líamos Sartre, e não Merleau-Ponty".


Eclipse oculto


Caetano é uma pessoa que nos faz sentir alegria de ser seu contemporâneo e ter o prazer de ouvir suas músicas.

Feliz aniversário, Caetano!

Fontes:
wuikipedia.org
google.com
youtube.com
blogdomaga.com.br











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...