O telefone é um dispositivo de telecomunicação projetado para transmitir conversas por meio de sinais elétricos. O visionário que inventou o telefone foi Antonio Meucci, que o batizou de teletrófone, entre outras inovações técnicas.
Durante muito tempo, Alexander Graham Bell foi considerado o inventor do telefone. Contudo, Bell foi apenas o primeiro a patenteá-lo. Dessa forma, em 14 de janeiro de 1876, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução 269, pela qual se reconheceu que o inventor do telefone havia sido Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.
Esse aparelho é formado por dois circuitos que funcionam juntos: o circuito de conversação, que é a parte analógica, e o circuito de discagem, que se encarrega da discagem e da chamada. Tanto os sinais de voz quanto os de discagem e chamada, assim como a alimentação, compartilham o mesmo par de fios. É uma linha equilibrada de 600O de impedância (linha de transmissão elétrica), e o mais impressionante é que os sinais procedentes do telefone bem como os que se dirigem a ele viajam por ela simultaneamente.
Em 11 de junho de 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu, por meio de uma Resolução, que o verdadeiro inventor do telefone é o italiano Antonio Meucci, alterado a data de invenção de 1876 para 1856. Apesar disso, a patente de Bell não foi anulada ou modificada.
O primeiro protótipo do telefone criado por Meucci era um tubo para conduzir o som entre palco e sala de controle do Teatro della Pergola, em sua cidade natal. Por motivos políticos, Meucci se viu obrigado a deixar a Itália e, em 1835, partiu rumo a Havana, capital de Cuba, onde deu sequência a seu trabalho de inventor.
Em 1854, já vivendo nos Estados Unidos, o inventor italiano aprimorou sua criação e desenvolveu o primeiro sistema telefônico do mundo, chamado por ele de “teletrofono”.
Em 28 de dezembro 1871, ele entrou com um processo para registro da patente do “telettrofono”. Como não tinha dinheiro suficiente para registrar permanentemente sua invenção, fez o registro temporário enquanto procurava investidores.
Quando Meucci tomou conhecimento da patente que dava a Graham Bell a autoria do telefone, foi à justiça para ter seu direito de criador reconhecido, mas o processo nunca foi solucionado e se arrastou por mais 10 anos, até 1889, ano da morte de Meucci em Nova York.
Fontes:
history.uol.com.br
google.com
colegiomarconi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário