Vamos falar hoje do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
O Teatro Brasileiro de Comédia foi fundado em 1948 pelo italiano Franco Zampari, engenheiro das Indústrias Reunidas Matarazzo.
Franco Zampari
Até então o teatro no Brasil vivia de apresentações individuais de alguns artistas e de pequenas companhias de teatro amador.
O TBC foi inaugurado em 11 de outubro de 1948, na rua Major Diogo, Bela Vista na capital de São Paulo. O prédio existe até hoje.
O teatro era um dos mais modernos com oficinas de carpintaria, iluminação moderna, acomodações luxuosas.
Fachada recente do prédio tombado pelo Condephaat.
Para levar à frente seu ambicioso projeto, Zampari se aliou a vários empresários da sociedade paulistana.
Na inauguração foram encenadas duas peças: La voix humaine, de Cocteau, e A mulher do próximo, de Abílio Pereira de Almeida. Logo depois aconteceram várias apresentações de diversos grupos amadores paulistas. Em 8 de junho de 1949, o TBC inaugura sua fase profissional com a peça: Nick Bar, de William Saroyan com direção de Adolfo Celi.
Peça ralé de Gorki - 1951
Renovado a sistemática do trabalho teatral, o TBC monta uma equipe fixa, com encenadores estrangeiros. Além de cenógrafos, iluminadores e cono-técnicos, contrata um corpo de atores que inclui Cacilda Becker, Sérgio Cardoso, Tônia Carrero, Paulo Autran e muitos outros nomes importantes para o teatro brasileiro.
O teatro teve momentos de glamour e de crise. Foi um marco da cultura, das artes e da dramaturgia nacional, encenando peças de grandes dramaturgos e espetáculos com requinte e esmero.
Tive oportunidade de ir ao TBC na década de 80. Hoje o prédio foi desapropriado pela Funarte com promessa de reabri-lo ao público após reformas. O prédio, no entanto, continua fechado desde 2008.
Fontes:
wikipedia.org
teatroemescala.com
teatro.noradar.com
google.com
enciclopedia.itaucultural.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário