Esse é um blog sobre curiosidades de português, história e cultura de maneira geral.
terça-feira, 30 de setembro de 2025
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Ex-atriz da Globo e lenda da comédia, Berta Loran morreu aos 99 anos na noite de domingo (28). Mais conhecida por seus papéis em A Escolinha do Professor Raimundo (1990-1995) e Zorra Total (1999-2015), ela ficou marcada como um dos nomes mais importantes do humor no Brasil. A atriz estava internada havia dez dias em um hospital particular na zona sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Ela deixa uma sobrinha, Ela deixa uma sobrinha, Sarita Paskin. O óbito foi confirmado pela unidade de saúde em nota. "O Hospital Copa D'Or informa, com pesar, o falecimento da senhora Berta Loran na noite de domingo (28/9) e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", disse em nota.
Vamos falar da obra de Machado de Assis, Iaia Garcia.
CAPÍTULO PRIMEIRO
Luís Garcia transpunha a soleira da porta, para sair, quando apareceu um criado e lhe entregou esta carta: “5 de outubro de 1866. Sr. Luís Garcia — Peço-lhe o favor de vir falar-me hoje, de uma a duas horas da tarde. Preciso de seus conselhos, e talvez de seus obséquios. — VALÉRIA.” — Diga que irei. A senhora está cá no morro? — Não, senhor, está na Rua dos Inválidos. Luís Garcia era funcionário público. Desde 1860 elegera no lugar menos povoado de Santa Teresa uma habitação modesta, onde se meteu a si e a sua viuvez. Não era frade, mas queria como eles a solidão e o sossego. A solidão não era absoluta, nem o sossego ininterrompido; mas eram sempre maiores e mais certos que cá embaixo. Os frades que, na puerícia da cidade, se tinham alojado nas outras colinas, desciam muita vez, — ou quando o exigia o sacro Ministério, ou quando o governo precisava da espada canônica, — e as ocasiões não eram raras; mas geralmente em derredor de suas casas não ia soar a voz da labutação civil. Luís Garcia podia dizer a mesma coisa; e, porque nenhuma vocação apostólica o incitava a abrir a outros a porta de seu refúgio, podia dizer-se que fundara um convento em que ele era quase toda a comunidade, desde prior até noviço.
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Estilística.
terça-feira, 23 de setembro de 2025
Como identificar o objeto direto e o objeto indireto?
A estrutura base da oração é sujeito - verbo - complementos verbais (objeto direto e objeto indireto).
Eu agradeci o elogio ao meu amigo.
sujeito: eu
verbo: agradeci
objeto direto: o elogio
objeto indireto: ao meu amigo
A professora ensinou a tabuada aos alunos.
sujeito: a professora
verbo: ensinou
objeto direto: a tabuada
objeto indireto: aos alunos
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Romantismo no Brasil.
2.ª fase do Romantismo no Brasil (1853 a 1869)
Conhecida como a geração do “Mal do Século” ou “Ultrarromântica”, a segunda geração romântica foi profundamente influenciada pelos poemas do inglês George Gordon Byron, (1788-1824). Por isso, é muitas vezes chamada de geração “Byroniana”.
Marcada por aspectos negativos, os poemas desse período romântico é permeada dos temas: egocentrismo, negativismo, pessimismo, dúvida, desilusão, boêmia, exaltação da morte e fuga da realidade.
Escritores e obras da segunda geração romântica
No Brasil, os principais escritores dessa geração foram:
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Fagundes Varela
Junqueira Freire
Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um dos principais escritores desse momento, com uma obra focada na tristeza e na morte, tais como: Se eu morresse amanhã (1852) e Lira dos vinte anos (1853).
Casimiro de Abreu (1839-1860) explorou temas como a saudade da infância e a tristeza. Durante sua vida, publicou somente uma obra, seu livro de poesias As primaveras (1859).
Fagundes Varela (1841-1875) possui uma obra focada em temas pessimistas e melancólicos. Destacam-se: Noturnas (1861), Cântico do Calvário (1863) e Cantos e fantasias (1865).
Junqueira Freire (1832-1855) explorou temas religiosos e o conflito existencial, sendo que sua obra de maior destaque é Inspirações do Claustro, publicada postumamente.
Exemplo de poema da segunda geração romântica:
"Oh! que saudades que tenhoDa aurora da minha vida,Da minha infância queridaQue os anos não trazem mais!Que amor, que sonhos, que flores,Naquelas tardes fagueirasÀ sombra das bananeiras,Debaixo dos laranjais!
Como são belos os diasDe despontar da existência!– Respira a alma inocênciaComo perfumes a flor;O mar é – lago sereno,O céu – um manto azulado,O mundo – um sonho dourado,A vida – um hino d’amor!"
(Trecho do poema Meus Oito Anos, de Casimiro de Abreu)
Na prosa tiveram destaque escritores como José de Alencar, com obras como:
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Hoje vamos falar de literatura árabe.
A Lenda das Histórias das Mil e Uma Noites de Sharazade.
ألف = Mil (´alf)
ليلة = Noite (Layla)


Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...
-
Vamos falar hoje do Primeiro Reinado no Brasil. Em 1808 a família real portuguesa foge de Portugal para o Brasil, escapando das garras de Na...
-
Concordância Nominal Concordância nominal ocorre quando há concordância em gênero (masculino ou feminino) e número (plural ou singular) entr...
-
Metrificação e Versificação A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dess...