quarta-feira, 1 de maio de 2024

 Hoje é Dia 1º de Maio, data comemorativa no mundo inteiro como dia do Trabalhador.








O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização. 



 Resultado de imagem para grandes greves de trabalhadores no Brasil


A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.


Resultado de imagem para porque dia 1 de maio é dia do trabalhador

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.











Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.







Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.


Resultado de imagem para grandes greves de trabalhadores no Brasil

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de "Dia do Trabalhador".



Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:



- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).



- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.



Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?


Resultado de imagem para porque dia 1 de maio é dia do trabalhador



Nos últimos anos a expressão "Dia do Trabalhador" ou "Dia dos Trabalhadores" passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de "Dia do Trabalho" não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração). Porém, no Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.

Hoje em dia, empresários, em sua ganância e total desrespeito as relações trabalhistas, pressionam o governo para acabar com as condições  mínimas de dignidade do trabalhador, tentando voltar às condições do início do século XIX.

Resta à classe trabalhadora lutar pela manutenção e melhoria das condições de trabalho, elegendo representantes progressistas com visões modernas da relação capital e trabalho.




Além de ser um dia de festa pelas conquistas garantidas ao longo da história, o dia do trabalhador é, acima de tudo, um dia de conscientização e manifestações contra todo tipo de exploração, e pela ampliação dos direitos, dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Viva os trabalhadores e as trabalhadoras!

O trabalhador não tem de escolher entre Direitos Trabalhistas e emprego, deve lutar para que sua mão de obra seja cada vez mais valorizada.



Fontes:
guiadoestudante.abril.com.br
suapesquisa.com
google.com.br
wikipedia.org
sindpdpe.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...