segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

 


Vamos falar hoje da obra Oliver Twist de Charles Dickens.




"Dentre os vários monumentos públicos que enobrecem uma cidade de Inglaterra, cujo nome tenho a prudência de não dizer, e à qual não quero dar um nome imaginário, um existe comum à maior parte das cidades grandes ou pequenas: é o asilo da mendicidade.

Lá em certo dia, cuja data não é necessário indicar, tanto mais que nenhuma importância tem, nasceu o pequeno mortal que dá nome a este livro.

Muito tempo depois de ter o cirurgião dos pobres da paróquia introduzido o pequeno Oliver neste vale de lágrimas, ainda se duvidava se a pobre criança viveria ou não; se sucumbisse, é mais que provável que estas memórias nunca aparecessem, ou então ocupariam poucas páginas, e deste modo teriam o inapreciável mérito de ser o modelo de biografia mais curioso e exato que nenhum país em nenhuma época jamais produziu.

Ainda que eu não esteja disposto a sustentar que seja extraordinário favor da fortuna nascer a gente num asilo de mendigos, posso afirmar que, nas circunstâncias atuais, era o melhor que podia acontecer a Oliver Twist." (Cap.I - tradução M.de Assis)


A obra foi publicada em 1838, e a primeira tradução para o português foi Brasil foi de Machado de Assis em 1870, a partir de uma versão francesa. Machado ,  o entanto não completou a tradução parando no capítulo 28 de um total de 53 capítulos. A tradução foi conclusion por Ricardo Lísias. Foi o primeiro livro a  ter como personagem uma criança na literatura inglesa.

O livro narra a história de um garoto órfão, que é mandado para um orfanato, onde é maltratado, fugindo, então passa a viver nas ruas de Londres, onde conheceu Fagin, chefe de uma quadrilha de meninos especialista em furto de joias. É o início de uma história comovente, cheia de desafios e reviravoltas. Obrigado a roubar, Oliver começa a se meter numa grande enrascada, mas nem imagina que, em meio a tamanha confusão, o destino trará à tona os segredos de sua origem.





Oliver acompanha dois dos seus novos colegas enquanto eles roubavam o lenço de um cavalheiro velho e respeitável, descobrindo, para seu horror, que tinha se envolvido ingenuamente com um bando de batedores de carteira. Abandonado pelos companheiros que correram em alta velocidade, é capturado e suspeito de ser o ladrão, sendo trazido ante o magistrado. A vítima do roubo, Mr. Brownlow, tem pena de Oliver, até porque não está completamente seguro de que foi o menino que tomou seu lenço em primeiro lugar. Sem vontade de apresentar queixa judicial, Mr. Brownlow persuade o magistrado a soltar Oliver.

A noite passada na cela e o trauma da audiência foram provações muito grandes para a constituição frágil de Oliver e ele contrai uma febre. Oliver desperta muitos dias depois para encontrar-se numa cama confortável, na residência extremamente rica de Mr. Brownlow em Pentonville. A situação de Oliver não estava claramente muito melhor, mas o velho Judeu, Fagin, apoquentado que a informação quanto à natureza e o paradeiro da sua operação fosse relatada à polícia, conspira para levar Oliver para longe da sua nova casa. Fagin recruta o seu maldoso cúmplice, o ladrão Bill Sikes, que por sua vez usa a sua namorada Nancy para raptar Oliver enquanto ele está na rua levando um recado por ordem de Mr. Brownlow. Por trás do engajamento de Fagin, Oliver é agora pressionado a participar nos roubos como o assistente de Bill Sikes.




O seguinte roubo não decorre conforme foi planejado, e Oliver é ferido. Cansada da sua vida triste, uma arrependida Nancy tenta reparar os seus erros, organizando para que o maltratado Oliver possa ser reunido com Mr. Brownlow. Infelizmente, a conspiração chama à atenção de Fagin, que novamente tenta assegurar do seu instinto de autopreservação, traindo-a com Bill Sikes. Fagin espera que uma surra severa dada por Bill persuadirá Nancy a abandonar o plano de libertar Oliver e ficar quieta a respeito de qualquer atividade ilegal, mas tragicamente para Nancy, Bill a mantém calada do seu jeito. Pedindo por sua vida, Nancy é espancada até à morte. O assassinato é descoberto e começa uma perseguição a Sikes, que vai ao esconderijo, mas é denunciado por um menino dos batedores de carteira. Perseguido por uma multidão através dos telhados, Sikes distrai-se quando tenta fugir, e cai, pendurado com uma corda em volta do seu pescoço. Detido como cúmplice de Sikes, Fagin é condenado pelo tribunal e sofre o mesmo destino. Felizmente para Oliver, Mr. Brownlow e ele são reunidos e Oliver é adotado como seu filho.

O livro foi, por diversas vezes, adaptado ao cinema. Destaca-se a adaptação de David Lean de 1948, que fizera o mesmo com o livro Grandes Esperanças e David Copperfield, também de Dickens, a versão da Disney de 1988, intitulada Oliver e sua Turma, e uma versão de Roman Polanski, lançada nos cinemas em 2005.

Oliver Twist 2005


Fontes:

wikipedia.org
google.com
portaldaliteratura.com
editoradobrasil.net.br
lafleurdelapetitesouris.blogspot.com
machadodeassis.ufsc.br
30porcento.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...