terça-feira, 27 de setembro de 2016




Capa livro Major Calabar ilustração amarela roxa


Livro que recomendo : "Major Calabar" de João Felício dos Santos. Conta a história de Domingos Fernandes Calabar, de família humilde, teve formação religiosa, estudando com os jesuítas.
Durante a ocupação holandesa em Pernambuco, ele lutou ao lado dos portugueses contra os invasores holandeses.
Em abril de 1632, porém, devido ao péssimo tratamento destino aos brasileiros pelos portugueses, além das péssimas condições em que eram mantidas as cidades dominadas pelos portugueses, ele passou para o lado holandês.
Em carta enviada ao governador Matias de Albuquerque, Calabar disse, que estava passando para o lado dos holandeses, e que isso não era um ato de traição mas sim de patriotismo, uma vez que os holandeses ofereciam a liberdade e melhorias nas condições de vida do povo; e os portugueses só pensavam em explorar as riquezas e escravizar.
Calabar se aliou aos holandeses, e no período de 1632 até 1635 ele ajudou os holandeses em importantes vitórias contra os portugueses.
Em 1635, Calabar foi preso pelo governador Matias de Albuquerque, e enforcado como traidor,

Em 1973, Chico Buarque e Ruy Guerra fizeram a peça "Calabar", onde contavam a história de um personagem tido como traidor, que na verdade foi um herói para o povo brasileiro. A peça, é claro, foi censurada pela ditadura.
O livro de João Feliciano dos Santos conta essa história de uma forma diferente dos livros escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...