Morreu ontem, 11/06/2024, a cantora e compositora francesa, Françoise Hardy.
Françoise Madeleine Hardy, nasceu em Paris em 17 de Janeiro de 1944, durante a ocupação nazista na França.
Em 1961, depois de ler em um anúncio de jornal que a gravadora Vogue estava em busca de novos talentos, resolve fazer um teste. Ela se sai bem, e na avaliação dos produtores da gravadora precisa apenas de aperfeiçoamento vocal. Eles decidem então investir no talento da jovem.
Com despesas pagas pela Vogue, passa a frequentar então o " Le Petit Conservatoire", conservatório de canto dirigido pela cantora Mireille Hartuch. As aulas são, por vezes, veiculadas na TV francesa. São as primeiras aparições de Françoise na televisão, preservadas em vídeo. Nelas a tímida estudante apresenta versões embrionárias de canções que seriam sucesso pouco tempo depois.
Em junho de 1962, Françoise, já contratada, lança seu primeiro EP pela Vogue, dentro do selo " Contact Avec..." que apresentava novos artistas. O disco trazia as canções "J'suis D'Accord", "Oh Oh Cheri", "Tous Les Garçons et les Filles" e "Il Est Parti Un Jour". Surpreendendo a todos, o EP alcança grande sucesso com a canção "Tous les garçons et les filles" de autoria da própria cantora e vende mais de dois milhões de cópias, tornando-se um sucesso internacional. Era o começo do estrelato.
Tous les garçons e le filles
Em 1967 iniciou uma relação sentimental com o músico Jacques Dutronc, com o qual teve um filho, Thomas Dutronc, em 1973.
Em outubro de 1968 Françoise volta ao Brasil para se apresentar no histórico III Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro. Defende uma canção de sua autoria, "A Quoi Ça Sert". Na volta à França, grava em francês a canção vencedora do festival, "Sabiá", (La Mesange) de Antônio Carlos Jobim e Chico Buarque de Holanda. O álbum em que esta gravação está presente, "Comment Te Dire Adieu", tem como "faixa título" uma canção estadunidense reescrita e rearranjada por Serge Gainsbourg, que torna-se um dos maiores hits da cantora.
Le mésange
Em 1971 lançou o disco "La Question", resultado de uma colaboração estreita com a cantora e violonista brasileira Tuca. "La Question", de sucesso apenas moderado na época, com o tempo ganhou status de clássico e é reconhecido hoje por muitos críticos e pela própria cantora como o seu melhor trabalho. É um disco repleto de harmonias ricas e suaves, com forte influência da bossa nova. A música título do álbum foi incluída na trilha sonora da novela "Selva de Pedra''.
La question
Outro grande sucesso foi a música de 1965 '' L´amitie", parte da trilha sonora do filme "Invasões Bárbaras" de 2003.
L´amitié
Em 2018, após anos tratando de um linfoma, o qual a levou ao estado de coma induzido em 2015, lança seu 28° álbum, "Personne D'Autre". O disco, que segundo a compositora trata da finitude e da morte "de maneira simbólica ", tem boa recepção da crítica e público franceses.
Em 2021 Françoise, em entrevista a uma revista semanal francesa afirma estar sofrendo muito com as sequelas do tratamento de câncer e que é a favor do suicídio assistido em casos de doenças incuráveis. A declaração repercute no mundo inteiro. Ainda em 2021, lança na França um novo livro, "Chansons Sur Toi Et Nous" onde conta a história por trás de suas canções e letras.
Em janeiro de 2023 a revista estadunidense Rolling Stone inclui Françoise Hardy em sua lista dos "200 maiores cantores de todos os tempos". A cantora fica 162° lugar. Foi a única artista da França a aparecer na lista e o fato é destaque na imprensa do país.
Françoise morreu em 11 de junho de 2024, em virtude de um câncer de laringe.
Ces dernières années, nous ne communiquions plus avec elle que par mails. Mais elle répondait toujours. Pour son 80e anniversaire, le 17 janvier dernier, nous lui avions demandé ce que nous pouvions lui souhaiter : « Eh bien, étant donné mon mauvais état de santé, si je dois passer de l’autre côté en 2024, j’aimerais, comme tout le monde, que ce soit rapide et pas trop douloureux, même si la douleur de la séparation d’avec mon fils et son père sera infinie. » (Le parisien)
Nos últimos anos, só nos comunicamos com ela por e-mail. Mas ela sempre respondia. No seu 80º aniversário, no dia 17 de janeiro, perguntamos-lhe o que lhe podíamos desejar: “Bom, dado o meu mau estado de saúde, se tiver de passar para o outro lado em 2024, gostaria, como todos, que assim fosse. rápido e não muito doloroso, embora a dor da separação de meu filho e de seu pai seja infinita. "
Fontes:
wikipedia.org
g1.globo.com
uol.com.br
leparisien.fr
youtube.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário