terça-feira, 4 de junho de 2024

 Hoje vamos falar da enorme necessidade que nós, seres humanos, temos em acreditar em videntes, adivinhos, e profetas.


Uma história fica mais interessante, quanto mais fantasiosa for.

Exemplos estão nas redes sociais, onde alguém faz uma postagem de um fato extraordinário, e sem nenhuma verificação de sua exatidão ele é compartilhado para inúmeras pessoas, que compartilham com outras tantas.

Nas década de 70, em São Paulo, o jornal "Noticiais Populares" se notabilizava por essas matérias fantasiosas.


Resultado de imagem para notícias populares


Baba Vanga, uma mulher cega da Bulgária, é uma figura mística mundialmente famosa. Apesar da sua morte em 1996, as previsões da vidente e curandeira ainda repercutem no mundo 25 anos depois. Seu reconhecimento global veio após ter supostamente acertado acontecimentos como o acidente nuclear de Chernobyl, a queda da União Soviética, o dia exato da morte do líder russo Josef Stalin e o atentado do 11 de Setembro. 



Baba Vanga



Sem contar com os programas sensacionalistas de TV e rádio; como o precursor deles todos "O homem do sapato branco'' com Jacinto Figueira Jr. dos anos 60, uma espécie de "O povo na TV",e "Aqui e agora"

O Homem do sapato branco

Resultado de imagem para o homem do sapato branco
Aqui e agora


Programas assim fazem muito sucesso até hoje, como fizeram Gil Gomes e Afanázio Jazadji.




Hoje temos o programa Cidade Alerta e Brasil Urgente, que vivem explorando o sensacionalismo, bem como programas como Big Brother Brasil, Teste de fidelidade e muitos outros.


Assim como as previsões de Nostradamus que escreveu suas "Centúrias" no século XVI.
Vejam abaixo:  


O Homem de Roma deixará seu posto
A fé humana se cobrirá com um véu
A morte, então, revelará seu rosto
Enviando rochas e fogo do céu
O Reino de Czar sentirá o primeiro corte
E no mundo todo impedirá a morte
O morto abandonará o caixão
Para devorar a carne do irmão

Atribuem essas previsões à saída do papa Bento XVI, ao meteoro que caiu na Rússia.
Isso corre na internet como verdade, mas de fato Nostradamus nunca escreveu o texto acima.

Suas centúrias foram escritas de forma subjetiva e com muitas metáforas, e os fatos que aconteceram depois de sua morte foram algo "adaptados" para que suas previsões se concretizassem.

Os oráculos existem desde a Grécia antiga, e os seres humanos, na falta de explicações lógicas para os acontecimentos os atribuíam à fantasiosas teorias.

Existe o caso também de Baba Vanga, a vidente cega da Bulgária, à qual se atribui o fim do regime soviético, o desastre de Chernobyl, morte de Stalin, e outras previsões, como o ataque às Torres Gêmeas.

No Brasil, videntes ficaram famosos com suas previsões, nem sempre se concretizadas, como Mãe Dinah, Robério de Ogum, dentre tantos outros.


182233--950x0-1

O fato é que toda a mídia e a exposição desses acontecimentos e personagens, sugestionam a população em se apegar numa crença, ou numa solução para um problema vivido.

Assim as previsões ganham veracidade, baseadas unicamente na vontade e curiosidade humana, por algo diferente, inexplicável e absolutamente fantástico.


Fontes:
wikipedia.org
e.farsa.com
seuhistory.com
mundoestranho.abril.com.br
oportaldoinfinito.blosgpot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...