O Império Russo
A proclamação oficial do império foi em 1721, quando o Senado conferiu o título de imperador, ou czar, ao então rei Pedro I. Muito antes disso, porém, a Rússia já tinha o formato de um grande império, com campanhas militares e conquistas por território. No século 15, por exemplo, Ivã III encerrou o domínio do Canato da Horda de Ouro (resultado da fragmentação do Império Mongol, dominava regiões que hoje correspondem à Rússia, Ucrânia e Cazaquistão), triplicando o território do país. Em 1553, Ivan IV (apelidado de "O Terrível) acelerou as conquistas do império e fez da Rússia uma das potências europeias.
O novo título de Pedro I veio após a vitória contra o Império Sueco, na chamada Grande Guerra do Norte, em que a Rússia ganhou controle do Báltico. A política do Império Russo era a de uma monarquia absolutista, um sistema autocrático que não limitava os poderes da realeza e era mantida por altos impostos pagos pelos camponeses e pelas regiões colonizadas. No início do século 19, Napoleão Bonaparte sofreu uma de suas maiores derrotas ao tentar conquistar o Império Russo.
Entre as regiões dominadas pelos russos estavam a Finlândia, o Alasca, a Mongólia, o Cazaquistão e algumas áreas da Ásia Central. A base da economia era a agricultura, em um sistema bastante parecido com o feudalismo, que existiu até 1861 — por esse motivo, a Rússia do século19 era considerada uma das economias mais atrasadas pelos europeus.
Principais características do Império Russo:
- Governo centralizado nas mãos do imperador. A nobreza era a classe mais privilegiada em direitos.
- A nobreza e o governo eram mantidos por elevada carga de impostos pagos pelos russos mais pobres (trabalhadores rurais, pequenos proprietários, artesãos, etc.) e por taxas cobradas das regiões sob influência russa.
- A moeda utilizada na Rússia Imperial era o rublo (mesma moeda atual).
- O grande poderio militar russo foi usado para dominar e manter as regiões conquistadas pelo governo imperial russo.
- Tinha como base econômica a agricultura. O feudalismo existiu até 1861, ano em que foi abolido e os servos libertados de suas obrigações servis.
- A religião oficial era o cristianismo sendo a Igreja Ortodoxa Russa a de maior poder e com maior número de seguidores.
- O primeiro imperador foi Pedro I (Pedro, o grande), que governou como czar de 1721 a 1725. É considerado um dos fundadores do Império Russo. Ele foi integrante de uma das principais dinastias russas, a Romanov.
- O último imperador foi Nicolau II, que governou de 1894 a 1917. Foi executado pelos bolcheviques em 1918.
- A capital do Império Russo foi São Petersburgo.
Os principais imperadores (czares) e imperatrizes (czarinas) do Império Russo foram:
- Pedro I, (Pedro, o grande) - imperador de 1721 a 1725.
- Catarina I – czarina entre 1725 a 1727
Pedro II – imperador entre 1727 a 1730
- Ana da Rússia – czarina entre 1730 a 1740
- Isabel I – imperatriz entre 1741 a 1761
- Catarina II da Rússia – imperatriz de 1761 a 1796
- Alexandre I – imperador de 1801 a 1825
- Nicolau I – imperador de 1825 a 1855
- Alexandre II – imperador de 1855 a 1881
- Nicolau II – czar de 1894 a 1917
O movimento revolucionário comandado pelos bolcheviques em 1917 teve grande expressão nas regiões centrais da Rússia, onde havia maior organização operária e sindical, como Moscou e outras cidades da região. A Revolução foi seguida de uma Guerra Civil, que estendeu-se até 1921 e durante a qual várias regiões obtiveram sua independência, como a Polônia e a Finlândia. Também a Ucrânia tornou-se independente, porém passaria a integrar a URSS quando de sua formação em 1922.
Lenin e Trotsky foram dois dos principais líderes da Revolução russa, que derrubou a monarquia e instaurou na Rússia um Estado bolchevique, composto por sovietes.
A palavra soviete (советский) em russo, significa conselho; e a palavra bolcheviques (большевики); significa àqueles que alcançaram a maioria.
Lenin
Fontes:
revistagalileu.globo.com
suapesquisa.com
hitorianet.com.br
conceito.de
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário